Capa do Livro Crescer e Pensar a Construção do Conhecimento na Escola - Juan Delval

Crescer e Pensar a Construção do Conhecimento na Escola - Juan Delval

709 palavras · 4 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Capítulo 1: A Construção do Conhecimento

O livro "Crescer e Pensar a Construção do Conhecimento na Escola", de Juan Delval, é uma obra fundamental para entender como o conhecimento é construído na escola. O autor apresenta uma visão crítica da educação tradicional, que enfatiza a transmissão de informações, e defende uma abordagem mais construtivista, que valoriza a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Delval argumenta que o conhecimento não é algo que pode ser simplesmente transmitido de um professor para um aluno. Em vez disso, é algo que é construído pelo aluno por meio de suas próprias experiências e interações com o mundo. O papel do professor é facilitar esse processo, fornecendo aos alunos oportunidades para explorar e descobrir o conhecimento por si mesmos.

Capítulo 2: A Escola Tradicional

A escola tradicional é baseada na ideia de que o conhecimento é algo que pode ser transmitido de um professor para um aluno. O professor é visto como o detentor do conhecimento, e os alunos são vistos como recipientes vazios que precisam ser preenchidos com informações.

Essa abordagem educacional é baseada em uma visão de mundo mecanicista, que vê o mundo como uma máquina que pode ser entendida e controlada por meio da razão. O conhecimento é visto como algo objetivo e universal, que pode ser transmitido de forma clara e precisa.

Capítulo 3: A Abordagem Construtivista

A abordagem construtivista da educação é baseada na ideia de que o conhecimento é algo que é construído pelo aluno por meio de suas próprias experiências e interações com o mundo. O professor é visto como um facilitador desse processo, fornecendo aos alunos oportunidades para explorar e descobrir o conhecimento por si mesmos.

Essa abordagem educacional é baseada em uma visão de mundo mais holística, que vê o mundo como um sistema complexo e interconectado. O conhecimento é visto como algo subjetivo e contextual, que é construído por meio das interações entre o indivíduo e o ambiente.

Capítulo 4: O Papel do Professor

O papel do professor na abordagem construtivista é fundamental. O professor é responsável por criar um ambiente de aprendizagem que seja propício à construção do conhecimento. Isso significa fornecer aos alunos oportunidades para explorar e descobrir o conhecimento por si mesmos, e também significa incentivar os alunos a pensar criticamente e a questionar suas próprias ideias.

O professor também é responsável por ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de comunicação e colaboração. Isso é importante porque o conhecimento é construído por meio das interações entre os indivíduos. Os alunos precisam ser capazes de se comunicar efetivamente com os outros para poderem compartilhar suas ideias e construir conhecimento em conjunto.

Capítulo 5: O Papel do Aluno

O papel do aluno na abordagem construtivista é igualmente importante. O aluno é o principal responsável por sua própria aprendizagem. O aluno precisa estar disposto a explorar e descobrir o conhecimento por si mesmo, e também precisa estar disposto a pensar criticamente e a questionar suas próprias ideias.

O aluno também precisa estar disposto a se comunicar efetivamente com os outros para poder compartilhar suas ideias e construir conhecimento em conjunto.

Capítulo 6: A Avaliação

A avaliação na abordagem construtivista é baseada na ideia de que o conhecimento é algo que é construído pelo aluno por meio de suas próprias experiências e interações com o mundo. Isso significa que a avaliação deve ser focada no processo de aprendizagem, e não apenas no produto final.

A avaliação deve ser contínua e formativa, o que significa que deve ser realizada ao longo do processo de aprendizagem e deve ser usada para fornecer feedback aos alunos sobre seu progresso. A avaliação também deve ser autêntica, o que significa que deve ser baseada em tarefas que sejam relevantes para o mundo real.

Capítulo 7: A Conclusão

O livro "Crescer e Pensar a Construção do Conhecimento na Escola" é uma obra fundamental para entender como o conhecimento é construído na escola. O autor apresenta uma visão crítica da educação tradicional, que enfatiza a transmissão de informações, e defende uma abordagem mais construtivista, que valoriza a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

O livro é uma leitura essencial para todos os educadores que desejam criar um ambiente de aprendizagem que seja propício à construção do conhecimento.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços