Cotidiano e Escola - a Obra Em Construção - Sonia Penin
550 palavras · 3 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Didáticos Literatura Infantojuvenil
Cotidiano e Escola: A Obra em Construção
O livro "Cotidiano e Escola: A Obra em Construção", de Sônia Penin, é uma obra fundamental para educadores e todos aqueles que se interessam pela educação. A autora, com sua vasta experiência em educação, traz uma reflexão profunda sobre a relação entre o cotidiano e a escola, e como essa relação pode ser transformada para promover uma educação mais significativa e emancipadora.
A relação entre o cotidiano e a escola
Penin inicia o livro discutindo a relação entre o cotidiano e a escola, e como essa relação é mediada pela cultura. A autora argumenta que a cultura é um conjunto de valores, crenças e práticas que moldam a forma como pensamos, sentimos e agimos, e que a escola é uma instituição cultural que reflete e reproduz esses valores, crenças e práticas.
No entanto, Penin também argumenta que a escola não é apenas um reflexo da cultura, mas também um espaço de transformação cultural. A autora defende que a escola pode ser um lugar onde os alunos podem aprender a questionar e desafiar os valores, crenças e práticas culturais que não são mais adequados à realidade, e a construir novas formas de pensar, sentir e agir.
A escola como espaço de construção do conhecimento
Penin argumenta que a escola é um espaço privilegiado para a construção do conhecimento, pois é um lugar onde os alunos podem ter acesso a diferentes fontes de informação e podem interagir com outras pessoas que têm diferentes perspectivas e experiências. A autora defende que a escola deve ser um lugar onde os alunos possam aprender a pensar criticamente, a resolver problemas e a tomar decisões, e que a escola deve promover o desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos alunos.
A escola como espaço de formação para a cidadania
Penin também argumenta que a escola é um espaço importante para a formação para a cidadania, pois é um lugar onde os alunos podem aprender sobre seus direitos e deveres, e sobre como participar da vida democrática. A autora defende que a escola deve promover o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos, e que a escola deve incentivar os alunos a se engajarem em ações sociais e políticas.
A escola como espaço de construção de uma sociedade mais justa e solidária
Penin conclui o livro argumentando que a escola pode ser um espaço de construção de uma sociedade mais justa e solidária, pois é um lugar onde os alunos podem aprender a respeitar as diferenças, a cooperar com os outros e a se solidarizar com os menos favorecidos. A autora defende que a escola deve promover o desenvolvimento da ética e da moral dos alunos, e que a escola deve incentivar os alunos a se engajarem em ações que promovam a justiça social e a solidariedade.
Conclusão
"Cotidiano e Escola: A Obra em Construção" é um livro essencial para educadores e todos aqueles que se interessam pela educação. A autora, com sua vasta experiência em educação, traz uma reflexão profunda sobre a relação entre o cotidiano e a escola, e como essa relação pode ser transformada para promover uma educação mais significativa e emancipadora. O livro é uma leitura obrigatória para todos aqueles que querem entender a educação e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.