Conteúdos Integrados Proposta Metodológica - Iselda Teresinha Sausen Feil Armgard Lutz
419 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos
Conteúdos Integrados: Uma Proposta Metodológica
Uma jornada pela interdisciplinaridade
O livro "Conteúdos Integrados: Uma Proposta Metodológica", de Iselda Teresinha Sausen Feil e Armgard Lutz, é um convite a uma viagem pelo mundo da interdisciplinaridade. As autoras apresentam uma abordagem inovadora para o ensino, que busca romper com as barreiras tradicionais entre as disciplinas e promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
A importância da interdisciplinaridade
Em um mundo cada vez mais complexo e interconectado, a interdisciplinaridade é uma habilidade essencial para o sucesso. A capacidade de pensar de forma integrada e de conectar diferentes áreas do conhecimento é fundamental para resolver problemas complexos e tomar decisões informadas.
A proposta metodológica
As autoras propõem uma metodologia de ensino que se baseia em três pilares:
- A problematização: o ponto de partida do processo de ensino-aprendizagem é a apresentação de um problema ou desafio real, que desafie os alunos a pensar de forma crítica e criativa.
- A interdisciplinaridade: os alunos são incentivados a buscar soluções para o problema utilizando conhecimentos de diferentes áreas do conhecimento.
- A colaboração: os alunos trabalham em equipes para desenvolver soluções inovadoras e criativas para o problema.
Os benefícios da abordagem integrada
A abordagem integrada proposta pelas autoras oferece diversos benefícios para o ensino e a aprendizagem:
- Promove uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
- Desenvolve o pensamento crítico e criativo dos alunos.
- Estimula a colaboração e o trabalho em equipe.
- Prepara os alunos para os desafios do mundo real.
Exemplos de aplicação
O livro apresenta diversos exemplos de aplicação da abordagem integrada em diferentes áreas do conhecimento, como ciências, matemática, história e geografia. Esses exemplos ilustram como a interdisciplinaridade pode ser usada para tornar o ensino mais interessante e envolvente, e para promover uma aprendizagem mais profunda e duradoura.
Conclusão
"Conteúdos Integrados: Uma Proposta Metodológica" é um livro essencial para professores, educadores e todos aqueles que se interessam por uma educação inovadora e transformadora. As autoras oferecem uma visão inspiradora sobre o futuro da educação e apresentam uma metodologia prática e eficaz para implementar a interdisciplinaridade na sala de aula.
Sobre as autoras
Iselda Teresinha Sausen Feil é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Armgard Lutz é doutora em Educação pela USP e professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ambas as autoras são pesquisadoras renomadas na área de educação e têm publicado diversos livros e artigos sobre o tema.