Capa do Livro Construtivismo Pós-piagetiano - Esther Pillar Grossi

Construtivismo Pós-piagetiano - Esther Pillar Grossi

598 palavras · 3 minutos tempo de leitura

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Construtivismo Pós-piagetiano: Uma Abordagem Construtivista da Aprendizagem

O livro "Construtivismo Pós-piagetiano", de Esther Pillar Grossi, apresenta uma abordagem construtivista da aprendizagem, baseada nas ideias de Jean Piaget e outros estudiosos da área. A autora argumenta que a aprendizagem é um processo ativo e construtivo, no qual o aprendiz constrói seu próprio conhecimento a partir de suas experiências e interações com o mundo ao seu redor.

O livro está dividido em três partes. A primeira parte apresenta os fundamentos teóricos do construtivismo pós-piagetiano, incluindo as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem. A segunda parte discute as implicações do construtivismo para a prática educacional, incluindo a importância de criar ambientes de aprendizagem que promovam a construção ativa do conhecimento. A terceira parte apresenta estudos de caso que ilustram como o construtivismo pós-piagetiano pode ser aplicado em diferentes contextos educacionais.

Principais Ideias do Construtivismo Pós-piagetiano

O construtivismo pós-piagetiano é baseado nas seguintes ideias principais:

  • A aprendizagem é um processo ativo e construtivo. Os alunos não são recipientes passivos de conhecimento, mas sim construtores ativos de seu próprio conhecimento.
  • O conhecimento é construído a partir das experiências e interações do aprendiz com o mundo ao seu redor. Os alunos aprendem melhor quando são capazes de experimentar e interagir com o mundo ao seu redor, e quando são capazes de refletir sobre essas experiências e interações.
  • A aprendizagem é um processo social. Os alunos aprendem melhor quando são capazes de interagir com outras pessoas, incluindo professores, colegas e familiares.
  • O desenvolvimento cognitivo é um processo contínuo. O desenvolvimento cognitivo não termina na infância, mas continua ao longo da vida.

Implicações do Construtivismo para a Prática Educacional

O construtivismo pós-piagetiano tem importantes implicações para a prática educacional. Algumas dessas implicações incluem:

  • A importância de criar ambientes de aprendizagem que promovam a construção ativa do conhecimento. Os alunos aprendem melhor quando são capazes de experimentar e interagir com o mundo ao seu redor, e quando são capazes de refletir sobre essas experiências e interações.
  • A importância de usar métodos de ensino que sejam ativos e envolventes. Os alunos aprendem melhor quando são capazes de se envolver ativamente no processo de aprendizagem.
  • A importância de fornecer aos alunos oportunidades para colaborar com outras pessoas. Os alunos aprendem melhor quando são capazes de interagir com outras pessoas, incluindo professores, colegas e familiares.
  • A importância de avaliar o aprendizado dos alunos de forma contínua. O aprendizado é um processo contínuo, e é importante avaliar o aprendizado dos alunos de forma contínua para garantir que eles estejam progredindo.

Estudos de Caso

A terceira parte do livro apresenta estudos de caso que ilustram como o construtivismo pós-piagetiano pode ser aplicado em diferentes contextos educacionais. Esses estudos de caso incluem:

  • Um estudo de caso sobre o uso do construtivismo pós-piagetiano em uma sala de aula de ciências.
  • Um estudo de caso sobre o uso do construtivismo pós-piagetiano em uma sala de aula de matemática.
  • Um estudo de caso sobre o uso do construtivismo pós-piagetiano em uma sala de aula de língua portuguesa.

Esses estudos de caso mostram como o construtivismo pós-piagetiano pode ser aplicado em diferentes contextos educacionais para promover a aprendizagem ativa e construtiva dos alunos.

Conclusão

O livro "Construtivismo Pós-piagetiano", de Esther Pillar Grossi, é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o construtivismo e suas implicações para a prática educacional. O livro apresenta uma abordagem clara e acessível do construtivismo pós-piagetiano, e fornece exemplos concretos de como o construtivismo pode ser aplicado em diferentes contextos educacionais.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços