Capa do Livro Construtivismo a Produção do Conhecimento Em Aula - Vasco Pedro Moretto

Construtivismo a Produção do Conhecimento Em Aula - Vasco Pedro Moretto

455 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos

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Construtivismo: a Produção do Conhecimento em Aula

O livro "Construtivismo: a Produção do Conhecimento em Aula", de Vasco Pedro Moretto, é uma obra fundamental para entender a teoria construtivista e sua aplicação na educação. O autor apresenta uma visão abrangente do construtivismo, desde suas origens filosóficas até suas implicações práticas para o ensino e a aprendizagem.

O que é o construtivismo?

O construtivismo é uma teoria educacional que enfatiza o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Segundo essa teoria, o conhecimento não é algo que é transmitido passivamente do professor para o aluno, mas sim algo que é construído pelo aluno por meio de suas próprias experiências e interações com o mundo.

Princípios do construtivismo

Os principais princípios do construtivismo são:

  • O conhecimento é construído pelo aluno. O aluno não é um receptor passivo de informações, mas sim um sujeito ativo que constrói o conhecimento por meio de suas próprias experiências e interações com o mundo.
  • A aprendizagem é um processo social. O conhecimento é construído em colaboração com outras pessoas. O aluno aprende ao interagir com seus colegas, professores e outros membros da comunidade.
  • O conhecimento é contextualizado. O conhecimento é construído em um contexto específico. O aluno aprende melhor quando o conhecimento é apresentado de forma relevante para sua vida e suas experiências.
  • A aprendizagem é um processo contínuo. O conhecimento é construído ao longo da vida. O aluno nunca para de aprender, mesmo depois de terminar a escola.

Implicações do construtivismo para o ensino e a aprendizagem

O construtivismo tem implicações importantes para o ensino e a aprendizagem. Algumas dessas implicações são:

  • O professor deve ser um facilitador da aprendizagem. O professor não deve ser o centro das atenções na sala de aula. Seu papel é facilitar a aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes oportunidades para explorar o mundo e construir o conhecimento.
  • A aprendizagem deve ser ativa. Os alunos aprendem melhor quando estão envolvidos ativamente no processo de aprendizagem. O professor deve criar oportunidades para os alunos fazerem experiências, resolver problemas e discutir ideias.
  • O conhecimento deve ser contextualizado. O conhecimento é construído em um contexto específico. O professor deve apresentar o conhecimento de forma relevante para a vida e as experiências dos alunos.
  • A aprendizagem é um processo contínuo. O conhecimento é construído ao longo da vida. O professor deve incentivar os alunos a continuar aprendendo, mesmo depois de terminar a escola.

Conclusão

O construtivismo é uma teoria educacional que enfatiza o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Essa teoria tem implicações importantes para o ensino e a aprendizagem, e pode ajudar os professores a criar ambientes de aprendizagem mais eficazes.

Referências

Moretto, V. P. (2006). Construtivismo: a Produção do Conhecimento em Aula. São Paulo: Cortez Editora.

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