Confronto Pedagógico: Paulo Freire e Mobral - Gilberta Martino Jannuzzi
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Confronto Pedagógico: Paulo Freire e Mobral
O livro "Confronto Pedagógico: Paulo Freire e Mobral", escrito por Gilberta Martino Jannuzzi, é uma análise comparativa das propostas educacionais de Paulo Freire e do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). A autora apresenta uma visão crítica das duas abordagens, destacando suas principais diferenças e semelhanças.
Paulo Freire: Educação libertadora
Paulo Freire é um dos mais importantes pensadores da educação do século XX. Sua proposta educacional, conhecida como educação libertadora, tem como objetivo a transformação social por meio da conscientização dos indivíduos. Freire acredita que a educação deve ser um processo dialógico, em que o educador e o educando aprendem juntos. O educador deve respeitar o conhecimento prévio do educando e ajudá-lo a desenvolver seu pensamento crítico.
Mobral: Educação funcional
O Mobral foi um programa de alfabetização de adultos criado pelo governo brasileiro em 1970. O objetivo do Mobral era alfabetizar rapidamente um grande número de pessoas, para que elas pudessem participar do mercado de trabalho. O Mobral utilizava uma abordagem educacional funcional, que enfatizava a aquisição de habilidades básicas de leitura, escrita e matemática.
Comparação das duas abordagens
Jannuzzi compara as duas abordagens educacionais em vários aspectos, incluindo:
- Objetivos: A educação libertadora de Freire visa à transformação social, enquanto a educação funcional do Mobral visa à inserção dos indivíduos no mercado de trabalho.
- Métodos: A educação libertadora utiliza métodos dialógicos e participativos, enquanto a educação funcional utiliza métodos tradicionais de ensino.
- Conteúdos: A educação libertadora enfatiza a conscientização e o desenvolvimento do pensamento crítico, enquanto a educação funcional enfatiza a aquisição de habilidades básicas.
- Resultados: A educação libertadora tem sido criticada por ser pouco eficaz na alfabetização de adultos, enquanto a educação funcional tem sido criticada por não promover a transformação social.
Conclusão
Jannuzzi conclui que as duas abordagens educacionais têm méritos e limitações. A educação libertadora é mais eficaz na promoção da transformação social, mas é menos eficaz na alfabetização de adultos. A educação funcional é mais eficaz na alfabetização de adultos, mas é menos eficaz na promoção da transformação social.
A autora defende uma abordagem educacional que combine os pontos fortes das duas abordagens. Essa abordagem deve ser dialógica, participativa e crítica, e deve enfatizar a aquisição de habilidades básicas e a conscientização.
Por que gostar do livro?
"Confronto Pedagógico: Paulo Freire e Mobral" é um livro essencial para quem se interessa por educação. O livro oferece uma análise crítica de duas das mais importantes abordagens educacionais do século XX. A autora apresenta uma visão clara e bem fundamentada das duas abordagens, e destaca suas principais diferenças e semelhanças. O livro é uma leitura obrigatória para estudantes, professores e pesquisadores da área de educação.
Além de ser um livro importante, "Confronto Pedagógico: Paulo Freire e Mobral" também é um livro divertido de ler. A autora escreve de forma clara e envolvente, e usa exemplos concretos para ilustrar suas ideias. O livro é uma leitura agradável e informativa, que pode ser apreciada por pessoas de todas as idades e níveis de escolaridade.