Capa do Livro Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional - Heloísa Lück

Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional - Heloísa Lück

416 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos

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Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional

Introdução

O livro "Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional", de Heloísa Lück, é uma obra fundamental para quem deseja compreender a gestão educacional de forma democrática. A autora apresenta uma visão crítica da gestão tradicional, baseada na hierarquia e no autoritarismo, e defende a construção de uma gestão democrática, que envolva todos os membros da comunidade escolar na tomada de decisões.

Capítulo 1: A Gestão Educacional em Foco

Neste capítulo, Lück discute o conceito de gestão educacional e sua importância para a qualidade da educação. A autora argumenta que a gestão educacional não se resume à administração de recursos, mas também envolve a construção de um ambiente escolar democrático e acolhedor, que favoreça o aprendizado dos alunos.

Capítulo 2: Gestão Tradicional e Gestão Democrática

Neste capítulo, Lück contrapõe a gestão tradicional à gestão democrática. A gestão tradicional é caracterizada pela hierarquia, pelo autoritarismo e pela centralização do poder. Já a gestão democrática é baseada na participação de todos os membros da comunidade escolar na tomada de decisões, na descentralização do poder e na construção de um ambiente escolar democrático.

Capítulo 3: Os Princípios da Gestão Democrática

Neste capítulo, Lück apresenta os princípios da gestão democrática. Esses princípios incluem a participação, a autonomia, a descentralização do poder, a transparência, a ética e a responsabilidade. A autora argumenta que esses princípios são essenciais para a construção de uma gestão educacional democrática e de qualidade.

Capítulo 4: Os Desafios da Gestão Democrática

Neste capítulo, Lück discute os desafios da gestão democrática. Esses desafios incluem a resistência à mudança, a falta de formação dos gestores e a dificuldade de conciliar a participação de todos os membros da comunidade escolar com a necessidade de tomar decisões rápidas e eficazes.

Capítulo 5: A Gestão Democrática na Prática

Neste capítulo, Lück apresenta exemplos de gestão democrática na prática. Esses exemplos incluem escolas que implementaram a gestão democrática com sucesso, mostrando como é possível construir um ambiente escolar democrático e acolhedor, que favoreça o aprendizado dos alunos.

Conclusão

O livro "Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional", de Heloísa Lück, é uma obra fundamental para quem deseja compreender a gestão educacional de forma democrática. A autora apresenta uma visão crítica da gestão tradicional, baseada na hierarquia e no autoritarismo, e defende a construção de uma gestão democrática, que envolva todos os membros da comunidade escolar na tomada de decisões. O livro é uma leitura obrigatória para gestores escolares, professores, alunos e todos os interessados em educação.

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