Capa do Livro Como Ampliar as Dimensões dos Objetivos de Ensino - Eva L. Baker / W. James Popham

Como Ampliar as Dimensões dos Objetivos de Ensino - Eva L. Baker / W. James Popham

500 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Como Ampliar as Dimensões dos Objetivos de Ensino

O livro "Como Ampliar as Dimensões dos Objetivos de Ensino", de Eva L. Baker e W. James Popham, é um guia prático para professores e educadores que desejam melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. O livro apresenta uma abordagem inovadora para a definição de objetivos de ensino, que vai além dos tradicionais objetivos cognitivos e inclui também objetivos afetivos e psicomotores.

Objetivos Cognitivos

Os objetivos cognitivos são aqueles que se relacionam com o desenvolvimento do conhecimento e das habilidades intelectuais dos alunos. Eles podem ser divididos em três categorias:

  • Conhecimento: Os alunos devem ser capazes de lembrar e compreender informações.
  • Compreensão: Os alunos devem ser capazes de interpretar e aplicar informações.
  • Aplicação: Os alunos devem ser capazes de usar informações para resolver problemas e tomar decisões.

Objetivos Afetivos

Os objetivos afetivos são aqueles que se relacionam com o desenvolvimento das emoções, atitudes e valores dos alunos. Eles podem ser divididos em cinco categorias:

  • Atitudes: Os alunos devem desenvolver atitudes positivas em relação ao aprendizado e à escola.
  • Interesses: Os alunos devem desenvolver interesses por diferentes áreas do conhecimento.
  • Valores: Os alunos devem desenvolver valores éticos e morais.
  • Autoconceito: Os alunos devem desenvolver uma autoimagem positiva.
  • Motivação: Os alunos devem desenvolver a motivação para aprender.

Objetivos Psicom motores

Os objetivos psicomotores são aqueles que se relacionam com o desenvolvimento das habilidades físicas dos alunos. Eles podem ser divididos em três categorias:

  • Percepção: Os alunos devem desenvolver a capacidade de perceber e interpretar estímulos sensoriais.
  • Coordenação: Os alunos devem desenvolver a capacidade de coordenar movimentos corporais.
  • Força: Os alunos devem desenvolver a capacidade de exercer força física.

Como Definir Objetivos de Ensino

Para definir objetivos de ensino, é importante considerar os seguintes fatores:

  • O nível de desenvolvimento dos alunos: Os objetivos devem ser adequados ao nível de desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor dos alunos.
  • O contexto de aprendizagem: Os objetivos devem ser relevantes para o contexto de aprendizagem em que os alunos estão inseridos.
  • As necessidades dos alunos: Os objetivos devem atender às necessidades individuais dos alunos.

Como Avaliar o Progresso dos Alunos

Para avaliar o progresso dos alunos em relação aos objetivos de ensino, é importante utilizar uma variedade de métodos de avaliação, tais como:

  • Testes: Os testes podem ser usados para avaliar o conhecimento e a compreensão dos alunos.
  • Observação: A observação pode ser usada para avaliar as atitudes, os interesses, os valores, o autoconceito e a motivação dos alunos.
  • Portfólios: Os portfólios podem ser usados para avaliar o progresso dos alunos ao longo do tempo.

Conclusão

O livro "Como Ampliar as Dimensões dos Objetivos de Ensino" é um recurso valioso para professores e educadores que desejam melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. O livro apresenta uma abordagem inovadora para a definição de objetivos de ensino, que vai além dos tradicionais objetivos cognitivos e inclui também objetivos afetivos e psicomotores. O livro também fornece orientações práticas para avaliar o progresso dos alunos em relação aos objetivos de ensino.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços