Como Ampliar as Dimensões dos Objetivos de Ensino - Eva L. Baker / W. James Popham
500 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos
Como Ampliar as Dimensões dos Objetivos de Ensino
O livro "Como Ampliar as Dimensões dos Objetivos de Ensino", de Eva L. Baker e W. James Popham, é um guia prático para professores e educadores que desejam melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. O livro apresenta uma abordagem inovadora para a definição de objetivos de ensino, que vai além dos tradicionais objetivos cognitivos e inclui também objetivos afetivos e psicomotores.
Objetivos Cognitivos
Os objetivos cognitivos são aqueles que se relacionam com o desenvolvimento do conhecimento e das habilidades intelectuais dos alunos. Eles podem ser divididos em três categorias:
- Conhecimento: Os alunos devem ser capazes de lembrar e compreender informações.
- Compreensão: Os alunos devem ser capazes de interpretar e aplicar informações.
- Aplicação: Os alunos devem ser capazes de usar informações para resolver problemas e tomar decisões.
Objetivos Afetivos
Os objetivos afetivos são aqueles que se relacionam com o desenvolvimento das emoções, atitudes e valores dos alunos. Eles podem ser divididos em cinco categorias:
- Atitudes: Os alunos devem desenvolver atitudes positivas em relação ao aprendizado e à escola.
- Interesses: Os alunos devem desenvolver interesses por diferentes áreas do conhecimento.
- Valores: Os alunos devem desenvolver valores éticos e morais.
- Autoconceito: Os alunos devem desenvolver uma autoimagem positiva.
- Motivação: Os alunos devem desenvolver a motivação para aprender.
Objetivos Psicom motores
Os objetivos psicomotores são aqueles que se relacionam com o desenvolvimento das habilidades físicas dos alunos. Eles podem ser divididos em três categorias:
- Percepção: Os alunos devem desenvolver a capacidade de perceber e interpretar estímulos sensoriais.
- Coordenação: Os alunos devem desenvolver a capacidade de coordenar movimentos corporais.
- Força: Os alunos devem desenvolver a capacidade de exercer força física.
Como Definir Objetivos de Ensino
Para definir objetivos de ensino, é importante considerar os seguintes fatores:
- O nível de desenvolvimento dos alunos: Os objetivos devem ser adequados ao nível de desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor dos alunos.
- O contexto de aprendizagem: Os objetivos devem ser relevantes para o contexto de aprendizagem em que os alunos estão inseridos.
- As necessidades dos alunos: Os objetivos devem atender às necessidades individuais dos alunos.
Como Avaliar o Progresso dos Alunos
Para avaliar o progresso dos alunos em relação aos objetivos de ensino, é importante utilizar uma variedade de métodos de avaliação, tais como:
- Testes: Os testes podem ser usados para avaliar o conhecimento e a compreensão dos alunos.
- Observação: A observação pode ser usada para avaliar as atitudes, os interesses, os valores, o autoconceito e a motivação dos alunos.
- Portfólios: Os portfólios podem ser usados para avaliar o progresso dos alunos ao longo do tempo.
Conclusão
O livro "Como Ampliar as Dimensões dos Objetivos de Ensino" é um recurso valioso para professores e educadores que desejam melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. O livro apresenta uma abordagem inovadora para a definição de objetivos de ensino, que vai além dos tradicionais objetivos cognitivos e inclui também objetivos afetivos e psicomotores. O livro também fornece orientações práticas para avaliar o progresso dos alunos em relação aos objetivos de ensino.