Com Todas as Letras - Emilia Ferreiro
493 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Literatura Brasileira Didáticos Literatura Infantojuvenil
Com Todas as Letras: Uma jornada pela alfabetização
Em "Com Todas as Letras", a renomada psicóloga e educadora Emília Ferreiro nos convida a embarcar em uma jornada fascinante pelo mundo da alfabetização. Com uma linguagem clara e envolvente, Ferreiro nos apresenta uma visão inovadora sobre como as crianças aprendem a ler e escrever, desafiando as concepções tradicionais de ensino e aprendizagem.
A criança como protagonista
Ferreiro coloca a criança no centro do processo de alfabetização, reconhecendo-a como um ser ativo e capaz de construir seu próprio conhecimento. Ela argumenta que a criança não é uma tábula rasa que precisa ser preenchida com informações, mas sim um sujeito que interage com o mundo e constrói hipóteses sobre como as coisas funcionam.
A escrita como construção
A autora defende que a escrita não é uma habilidade inata, mas sim uma construção social e cultural. Ela mostra como as crianças vão desenvolvendo gradativamente sua compreensão sobre o sistema de escrita, passando por diferentes etapas, desde os primeiros rabiscos até a escrita convencional.
O papel do professor
Ferreiro enfatiza a importância do professor como mediador do processo de alfabetização. O professor deve criar um ambiente rico em estímulos e oportunidades para que as crianças possam explorar e construir seus conhecimentos. Ele deve também respeitar o ritmo individual de cada criança e estar atento às suas hipóteses e concepções sobre a escrita.
Uma nova visão da alfabetização
"Com Todas as Letras" é um livro fundamental para todos os que se interessam pela alfabetização. Ferreiro nos oferece uma nova visão sobre esse processo, baseada em pesquisas sólidas e em uma profunda compreensão da criança e de sua aprendizagem. O livro é um convite a repensar nossas práticas educacionais e a colocar a criança no centro do processo de alfabetização.
Principais ideias do livro
- A criança é um ser ativo e capaz de construir seu próprio conhecimento.
- A escrita não é uma habilidade inata, mas sim uma construção social e cultural.
- O professor deve ser um mediador do processo de alfabetização.
- O ambiente de aprendizagem deve ser rico em estímulos e oportunidades para que as crianças possam explorar e construir seus conhecimentos.
- O professor deve respeitar o ritmo individual de cada criança e estar atento às suas hipóteses e concepções sobre a escrita.
Para quem é esse livro?
"Com Todas as Letras" é um livro essencial para todos os que se interessam pela alfabetização, incluindo professores, pais, pesquisadores e estudantes. É um livro que desafia as concepções tradicionais de ensino e aprendizagem e oferece uma nova visão sobre como as crianças aprendem a ler e escrever.
Sobre a autora
Emília Ferreiro (1937-2016) foi uma psicóloga e educadora argentina, considerada uma das maiores especialistas em alfabetização do mundo. Suas pesquisas e teorias sobre o desenvolvimento da escrita na criança tiveram um profundo impacto na educação e na alfabetização em todo o mundo. Ferreiro recebeu diversos prêmios e honrarias por seu trabalho, incluindo o Prêmio UNESCO de Educação em 1984.