Capa do Livro Coleção Professor Pasquale Explica - Ortografia (1) - Pasquale, Cipro Neto

Coleção Professor Pasquale Explica - Ortografia (1) - Pasquale, Cipro Neto

692 palavras · 4 minutos tempo de leitura Didáticos Linguística Literatura Brasileira Literatura Juvenil

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Coleção Professor Pasquale Explica - Ortografia (1)

Um guia divertido e fácil de entender sobre as regras ortográficas da língua portuguesa

Se você está cansado de se confundir com as regras ortográficas da língua portuguesa, não se preocupe, o Professor Pasquale está aqui para ajudar! Com seu estilo divertido e descomplicado, ele vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre ortografia, de forma que você nunca mais erre uma palavra.

Neste primeiro volume da coleção, o Professor Pasquale vai abordar os seguintes tópicos:

  • O alfabeto e a pronúncia das letras
  • As regras de acentuação
  • O uso do hífen
  • As regras de pontuação
  • As palavras homônimas e parônimas
  • As palavras estrangeiras

Com o Professor Pasquale, aprender ortografia vai ser uma brincadeira!

O alfabeto e a pronúncia das letras

O alfabeto da língua portuguesa é composto por 26 letras, sendo 5 vogais (a, e, i, o, u) e 21 consoantes (b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, y, z).

Cada letra do alfabeto tem uma pronúncia específica. As vogais são pronunciadas de forma aberta ou fechada, dependendo da posição em que se encontram na palavra. As consoantes são pronunciadas de forma surda ou sonora, dependendo da presença ou não de vibração das cordas vocais.

As regras de acentuação

A acentuação é um recurso gráfico que indica a pronúncia correta das palavras. Existem três tipos de acento: agudo, circunflexo e grave.

O acento agudo é usado para indicar a pronúncia da vogal tônica em sílabas abertas. Exemplos: má, pé, sí.

O acento circunflexo é usado para indicar a pronúncia da vogal tônica em sílabas fechadas. Exemplos: mãe, pão, lâmpada.

O acento grave é usado para indicar a pronúncia da vogal tônica em sílabas átonas. Exemplos: à, às, pôde.

O uso do hífen

O hífen é um sinal gráfico que une duas ou mais palavras, formando uma nova palavra. Existem várias regras para o uso do hífen, mas as principais são:

  • O hífen é usado para unir duas palavras que formam uma palavra composta. Exemplos: água-de-colônia, arco-íris, passatempo.
  • O hífen é usado para unir duas palavras que formam uma palavra derivada. Exemplos: antiaéreo, anti-inflamatório, super-herói.
  • O hífen é usado para separar as sílabas de uma palavra que está sendo dividida no final de uma linha. Exemplos: a-go-ra, ca-de-ra, li-vro.

As regras de pontuação

A pontuação é um recurso gráfico que ajuda a organizar o texto e a dar sentido às frases. Existem vários sinais de pontuação, mas os principais são:

  • O ponto final é usado para indicar o final de uma frase. Exemplo: Eu gosto de ler.
  • A vírgula é usada para separar elementos de uma frase. Exemplo: Eu gosto de ler, escrever e ouvir música.
  • O ponto e vírgula é usado para separar frases que têm uma relação entre si. Exemplo: Eu gosto de ler; escrever e ouvir música são outros hobbies meus.
  • Os dois pontos são usados para introduzir uma explicação ou uma citação. Exemplo: Eu gosto de ler: isso me ajuda a relaxar.
  • Os parênteses são usados para inserir informações adicionais ou comentários. Exemplo: Eu gosto de ler (principalmente livros de ficção).

As palavras homônimas e parônimas

As palavras homônimas são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Exemplos: acento (sinal gráfico) e assento (móvel para sentar); comprimento (extensão) e cumprimento (saudação).

As palavras parônimas são palavras que têm pronúncias semelhantes, mas significados diferentes. Exemplos: comprimento (extensão) e cumprimento (saudação); deferir (conceder) e diferir (adiar).

As palavras estrangeiras

As palavras estrangeiras são palavras que foram adotadas de outras línguas. Existem várias regras para a grafia das palavras estrangeiras, mas as principais são:

  • As palavras estrangeiras devem ser escritas de acordo com a grafia original. Exemplos: computer, mouse, smartphone.
  • As palavras estrangeiras que foram aportuguesadas devem ser escritas de acordo com as regras ortográficas da língua portuguesa. Exemplos: abajur, bife, iogurte.

Conclusão

Com o Professor Pasquale, aprender ortografia vai ser uma brincadeira! Com seu estilo divertido e descomplicado, ele vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre ortografia, de forma que você nunca mais erre uma palavra.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços