Cinemas Não Narrativos - Experimental e Documentário - Passagens - Francisco Elinaldo Teixeira
389 palavras · 2 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Poesia Biografias e Memórias Artes
Cinemas Não Narrativos - Experimental e Documentário
O livro "Cinemas Não Narrativos - Experimental e Documentário" de Francisco Elinaldo Teixeira é uma obra fundamental para entender a história e a estética do cinema experimental e documental. O livro é dividido em duas partes: a primeira parte aborda o cinema experimental, enquanto a segunda parte aborda o cinema documental.
Cinema Experimental
O cinema experimental é um gênero cinematográfico que se caracteriza pela rejeição das convenções narrativas tradicionais. Os filmes experimentais costumam ser curtos, abstratos e não lineares. Eles podem usar uma variedade de técnicas cinematográficas, como a montagem não linear, a câmera lenta, o stop motion e a animação.
O cinema experimental surgiu no início do século XX, como uma reação ao cinema narrativo tradicional. Os cineastas experimentais buscavam criar uma nova forma de cinema que fosse mais pessoal, expressiva e livre. Alguns dos cineastas experimentais mais importantes incluem:
- Sergei Eisenstein
- Dziga Vertov
- Jean Cocteau
- Maya Deren
- Stan Brakhage
- Jonas Mekas
Cinema Documental
O cinema documental é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo uso de imagens reais para contar histórias sobre o mundo real. Os filmes documentais podem ser informativos, educativos, políticos ou poéticos. Eles podem usar uma variedade de técnicas cinematográficas, como a entrevista, a observação, a encenação e a animação.
O cinema documental surgiu no início do século XX, como uma forma de registrar eventos históricos e sociais. Os cineastas documentais buscavam criar uma forma de cinema que fosse realista, autêntica e objetiva. Alguns dos cineastas documentais mais importantes incluem:
- Robert Flaherty
- John Grierson
- Dziga Vertov
- Joris Ivens
- Frederick Wiseman
- Errol Morris
Passagens
A segunda parte do livro "Cinemas Não Narrativos - Experimental e Documentário" é dedicada ao conceito de "passagens". O conceito de passagens foi desenvolvido pelo filósofo Walter Benjamin, e se refere aos espaços de transição entre diferentes lugares ou estados. Benjamin argumenta que as passagens são lugares de potencial criativo e transformador.
O livro "Cinemas Não Narrativos - Experimental e Documentário" é uma obra essencial para entender a história e a estética do cinema experimental e documental. O livro é uma fonte valiosa de informações para estudantes, pesquisadores e cineastas.
Conclusão
O livro "Cinemas Não Narrativos - Experimental e Documentário" é uma obra fundamental para entender a história e a estética do cinema experimental e documental. O livro é uma fonte valiosa de informações para estudantes, pesquisadores e cineastas.