Capa do Livro Ciências da Natureza- Biologia 2- Genética - Coc Pré-vestibular: Ciências da Natureza

384 palavras · 2 minutos tempo de leitura Ciências Exatas/Engenharia e tecnologia Didáticos

Genética: A Ciência da Hereditariedade

A genética é o estudo da hereditariedade, ou seja, de como as características são passadas de pais para filhos. Ela é uma ciência relativamente nova, mas que já revolucionou nossa compreensão do mundo vivo.

Os Fundamentos da Genética

Os fundamentos da genética foram estabelecidos por Gregor Mendel, um monge austríaco que realizou uma série de experimentos com ervilhas no século XIX. Mendel descobriu que as características são determinadas por unidades chamadas genes, que são passados de pais para filhos através dos cromossomos.

Os Cromossomos

Os cromossomos são estruturas longas e finas que estão presentes no núcleo das células. Eles são compostos de DNA, uma molécula que contém as instruções para todas as características de um organismo.

Os Genes

Os genes são segmentos de DNA que codificam para proteínas. As proteínas são moléculas que desempenham uma variedade de funções no corpo, como construir tecidos, regular o metabolismo e transportar oxigênio.

A Hereditariedade

A hereditariedade é o processo pelo qual as características são passadas de pais para filhos. Ela é determinada pelos genes que um indivíduo herda de seus pais.

A Variação Genética

A variação genética é a diferença entre os genes de dois ou mais indivíduos. Ela é causada por mutações, que são mudanças no DNA. As mutações podem ser benéficas, prejudiciais ou neutras.

A Seleção Natural

A seleção natural é o processo pelo qual os organismos mais bem adaptados a um determinado ambiente sobrevivem e se reproduzem. Ela é a força motriz da evolução.

A Genética Humana

A genética humana é o estudo da hereditariedade em humanos. Ela tem sido usada para entender uma variedade de doenças, como câncer, doenças cardíacas e diabetes. A genética humana também tem sido usada para desenvolver novas terapias, como a terapia genética.

A Genética e o Futuro

A genética é uma ciência em constante evolução. Novas descobertas estão sendo feitas o tempo todo, e essas descobertas estão mudando nossa compreensão do mundo vivo. A genética tem o potencial de revolucionar a medicina, a agricultura e a indústria.

A genética é uma ciência fascinante que tem o potencial de mudar o mundo. Ela é uma ciência que está constantemente evoluindo, e novas descobertas estão sendo feitas o tempo todo. A genética tem o potencial de revolucionar a medicina, a agricultura e a indústria.