Capa do Livro Caminhos pedagógicos da educação especial - Roberta Gaio e Rosa G. Krob Meneghetti Orgs.

Caminhos pedagógicos da educação especial - Roberta Gaio e Rosa G. Krob Meneghetti Orgs.

444 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Caminhos pedagógicos da educação especial: Uma jornada de inclusão e aprendizagem

Introdução

O livro "Caminhos pedagógicos da educação especial", organizado por Roberta Gaio e Rosa G. Krob Meneghetti, é uma obra fundamental para todos os profissionais da educação que desejam se aprofundar na área da educação especial. Com uma linguagem clara e acessível, o livro aborda diversos temas relacionados à inclusão escolar de alunos com deficiência, oferecendo reflexões e práticas pedagógicas inovadoras.

Capítulo 1: A educação especial no contexto da educação inclusiva

O primeiro capítulo do livro apresenta uma visão geral da educação especial no contexto da educação inclusiva. As autoras discutem os principais conceitos e fundamentos da educação especial, bem como as políticas e legislações que garantem o direito à educação de todos os alunos, independentemente de suas deficiências.

Capítulo 2: A diversidade na sala de aula

O segundo capítulo aborda a diversidade na sala de aula e os desafios que os professores enfrentam para atender às necessidades de todos os alunos. As autoras apresentam estratégias para promover a inclusão e a participação de todos os alunos, valorizando suas diferenças e potencialidades.

Capítulo 3: Avaliação e currículo na educação especial

O terceiro capítulo discute a importância da avaliação e do currículo na educação especial. As autoras apresentam diferentes instrumentos e métodos de avaliação, bem como estratégias para adaptar o currículo às necessidades dos alunos com deficiência.

Capítulo 4: Práticas pedagógicas inclusivas

O quarto capítulo apresenta uma variedade de práticas pedagógicas inclusivas que podem ser utilizadas para promover a aprendizagem de todos os alunos. As autoras discutem estratégias para diferenciar o ensino, utilizar recursos tecnológicos e promover a colaboração entre os alunos.

Capítulo 5: A família e a escola na educação especial

O quinto capítulo aborda a importância da parceria entre a família e a escola na educação especial. As autoras discutem as diferentes formas de envolver as famílias no processo educacional e como essa parceria pode contribuir para o sucesso dos alunos.

Capítulo 6: A formação de professores para a educação especial

O sexto capítulo discute a importância da formação de professores para a educação especial. As autoras apresentam diferentes modelos de formação e as competências que os professores precisam desenvolver para atender às necessidades dos alunos com deficiência.

Conclusão

O livro "Caminhos pedagógicos da educação especial" é uma obra essencial para todos os profissionais da educação que desejam se aprofundar na área da educação especial. Com uma linguagem clara e acessível, o livro oferece reflexões e práticas pedagógicas inovadoras que podem contribuir para a inclusão e aprendizagem de todos os alunos.

Referências bibliográficas

GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob (Orgs.). Caminhos pedagógicos da educação especial. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2021.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços