Brincar na Educação Infantil: uma História Que Se Repete - Gisela Wajskop
437 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos Literatura Infantojuvenil
Brincar na Educação Infantil: uma História Que Se Repete - Gisela Wajskop
O livro "Brincar na Educação Infantil: uma História Que Se Repete", de Gisela Wajskop, é uma obra fundamental para quem se interessa por educação infantil. A autora, que é uma renomada especialista em educação, apresenta uma visão crítica sobre a forma como o brincar é tratado na educação infantil no Brasil.
O Brincar na Educação Infantil
O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil. É por meio do brincar que as crianças aprendem a explorar o mundo ao seu redor, a desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e sociais, e a expressar suas emoções. No entanto, o brincar tem sido cada vez mais desvalorizado na educação infantil, sendo substituído por atividades mais acadêmicas.
A História do Brincar na Educação Infantil
Wajskop faz um histórico do brincar na educação infantil, desde as primeiras escolas infantis até os dias atuais. A autora mostra como o brincar foi gradativamente sendo desvalorizado, à medida que a educação infantil se tornou mais focada no ensino de conteúdos acadêmicos.
As Consequências da Desvalorização do Brincar
A desvalorização do brincar na educação infantil tem uma série de consequências negativas para as crianças. Entre elas, estão:
- Atraso no desenvolvimento motor, cognitivo e social;
- Dificuldade de aprendizagem;
- Problemas de comportamento;
- Aumento do estresse e da ansiedade.
A Importância do Brincar na Educação Infantil
Wajskop defende que o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil e que deve ser valorizado na educação infantil. A autora apresenta uma série de argumentos em favor do brincar, entre eles:
- O brincar é uma forma de as crianças aprenderem sobre o mundo ao seu redor;
- O brincar ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e sociais;
- O brincar é uma forma de as crianças expressarem suas emoções;
- O brincar é uma atividade prazerosa que contribui para o bem-estar das crianças.
Como Valorizar o Brincar na Educação Infantil
Wajskop apresenta uma série de sugestões para valorizar o brincar na educação infantil, entre elas:
- Criar um ambiente lúdico e acolhedor;
- Oferecer às crianças materiais e brinquedos adequados para o brincar;
- Dar às crianças tempo e espaço para brincar;
- Respeitar o ritmo e as preferências das crianças;
- Envolver as famílias na valorização do brincar.
Conclusão
O livro "Brincar na Educação Infantil: uma História Que Se Repete" é uma leitura essencial para quem se interessa por educação infantil. A autora apresenta uma visão crítica sobre a forma como o brincar é tratado na educação infantil no Brasil e defende que o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil e que deve ser valorizado na educação infantil.