Capa do Livro Avaliação - Voz da Consciência da Aprendizagem - Ivo José Both

Avaliação - Voz da Consciência da Aprendizagem - Ivo José Both

587 palavras · 3 minutos tempo de leitura Autoajuda

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Avaliação - Voz da Consciência da Aprendizagem

O livro "Avaliação - Voz da Consciência da Aprendizagem", de Ivo José Both, é uma obra fundamental para todos os profissionais da educação que desejam compreender a importância da avaliação na aprendizagem. O autor apresenta uma visão inovadora e desafiadora sobre o papel da avaliação, defendendo que ela deve ser vista como uma ferramenta a serviço da aprendizagem, e não como um fim em si mesma.

A importância da avaliação

Both inicia o livro destacando a importância da avaliação na educação. Ele argumenta que a avaliação é essencial para que os professores possam acompanhar o progresso dos alunos e identificar suas dificuldades, de forma a intervir e ajudá-los a aprender. No entanto, o autor também critica a forma tradicional de avaliação, que muitas vezes é baseada em testes e provas que não refletem o verdadeiro aprendizado dos alunos.

A avaliação como voz da consciência da aprendizagem

Both propõe uma nova visão de avaliação, que ele chama de "avaliação como voz da consciência da aprendizagem". Essa visão se baseia na ideia de que a avaliação deve ser um processo contínuo e formativo, que acompanha o aluno ao longo de todo o processo de aprendizagem. O autor defende que a avaliação deve ser usada para ajudar os alunos a aprender, e não para puni-los ou classificá-los.

Os princípios da avaliação como voz da consciência da aprendizagem

Both apresenta seis princípios para a avaliação como voz da consciência da aprendizagem:

  1. A avaliação deve ser contínua e formativa.
  2. A avaliação deve ser baseada em evidências.
  3. A avaliação deve ser justa e equitativa.
  4. A avaliação deve ser transparente.
  5. A avaliação deve ser ética.
  6. A avaliação deve ser usada para ajudar os alunos a aprender.

A avaliação na prática

Both dedica a segunda parte do livro a discutir como a avaliação pode ser colocada em prática na sala de aula. Ele apresenta uma série de estratégias e ferramentas que podem ser usadas para avaliar o aprendizado dos alunos, como:

  • Observação
  • Portfólios
  • Projetos
  • Testes e provas
  • Autoavaliação
  • Avaliação por pares

O autor também discute como a avaliação pode ser usada para melhorar o ensino. Ele argumenta que a avaliação pode ajudar os professores a identificar suas próprias práticas de ensino e a fazer ajustes para melhorar o aprendizado dos alunos.

Conclusão

"Avaliação - Voz da Consciência da Aprendizagem" é um livro essencial para todos os profissionais da educação que desejam compreender a importância da avaliação na aprendizagem. O autor apresenta uma visão inovadora e desafiadora sobre o papel da avaliação, defendendo que ela deve ser vista como uma ferramenta a serviço da aprendizagem, e não como um fim em si mesma. O livro é repleto de exemplos práticos e estratégias que podem ser usadas para colocar a avaliação em prática na sala de aula.

Sobre o autor

Ivo José Both é professor, pesquisador e consultor na área de educação. Ele é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Both é autor de diversos livros e artigos sobre educação, entre eles:

  • "Avaliação - Voz da Consciência da Aprendizagem"
  • "Aprender a Aprender"
  • "Educação para a Cidadania"
  • "Gestão Escolar Democrática"

Both é um dos principais especialistas em avaliação da educação no Brasil. Ele tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de uma nova visão de avaliação, que se baseia na ideia de que a avaliação deve ser um processo contínuo e formativo, que acompanha o aluno ao longo de todo o processo de aprendizagem.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços