Avaliação Planejada, Aprendizagem Consentida - Ivo José Both
409 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos
Avaliação Planejada, Aprendizagem Consentida: Uma Jornada pela Educação Transformadora
Por Ivo José Both
O livro "Avaliação Planejada, Aprendizagem Consentida" é uma obra fundamental para educadores, pais e todos aqueles que se interessam por uma educação transformadora. Escrito por Ivo José Both, um renomado especialista em educação, o livro apresenta uma abordagem inovadora e inspiradora sobre a avaliação educacional.
Uma Nova Perspectiva sobre a Avaliação
Tradicionalmente, a avaliação educacional é vista como um processo de medição e classificação dos alunos. No entanto, Both argumenta que a avaliação deve ser muito mais do que isso. Ela deve ser um processo contínuo e integrado ao processo de aprendizagem, que visa promover o desenvolvimento integral dos alunos.
A Aprendizagem Consentida
Both introduz o conceito de "aprendizagem consentida" como um princípio fundamental para uma educação transformadora. A aprendizagem consentida é aquela em que o aluno é o protagonista do seu próprio aprendizado e tem autonomia para escolher o que e como aprender.
A Avaliação Planejada
A avaliação planejada é uma ferramenta essencial para promover a aprendizagem consentida. Ela deve ser realizada de forma contínua e formativa, com o objetivo de identificar as necessidades individuais dos alunos e fornecer-lhes feedback para que possam melhorar seu desempenho.
Os Três Pilares da Avaliação Planejada
Both identifica três pilares fundamentais para uma avaliação planejada eficaz:
- Clareza: Os objetivos da avaliação devem ser claros e bem definidos, para que os alunos saibam exatamente o que se espera deles.
- Transparência: Os critérios de avaliação devem ser transparentes e conhecidos pelos alunos, para que eles possam se autoavaliar e monitorar seu próprio progresso.
- Feedback: O feedback deve ser contínuo e formativo, para que os alunos possam identificar suas dificuldades e tomar medidas para superá-las.
Uma Educação Transformadora
A avaliação planejada e a aprendizagem consentida são elementos essenciais para uma educação transformadora. Uma educação que não se limita a transmitir conhecimentos, mas que também desenvolve as habilidades e competências necessárias para o século XXI. Uma educação que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo em constante mudança e que os torna cidadãos conscientes e responsáveis.
Conclusão
"Avaliação Planejada, Aprendizagem Consentida" é um livro inspirador e transformador que oferece uma nova perspectiva sobre a educação. Um livro que desafia os paradigmas tradicionais e aponta para um futuro em que a educação é um processo de libertação e crescimento pessoal.
Se você está interessado em uma educação que realmente faça a diferença, este livro é para você.