Avaliação na Escola de 1º Grau: uma Análise Sociológica - Menga Ludke e Zélia Mediano
451 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos
Avaliação na Escola de 1º Grau: uma Análise Sociológica - Menga Ludke e Zélia Mediano
Uma análise sociológica da avaliação na escola de 1º grau
O livro "Avaliação na Escola de 1º Grau: uma Análise Sociológica", de Menga Ludke e Zélia Mediano, é uma obra fundamental para entender a avaliação educacional. As autoras analisam a avaliação como um processo social e político, e mostram como ela pode ser usada para promover a justiça social ou a desigualdade.
O livro está dividido em três partes. A primeira parte discute os fundamentos sociológicos da avaliação. As autoras argumentam que a avaliação é um processo social que é moldado por valores e crenças culturais. Elas também mostram como a avaliação pode ser usada para controlar e disciplinar os alunos.
A segunda parte do livro analisa a avaliação na escola de 1º grau. As autoras descrevem as diferentes formas de avaliação que são usadas nas escolas e mostram como elas podem afetar os alunos. Elas também discutem os problemas com a avaliação atual e sugerem algumas reformas.
A terceira parte do livro apresenta uma proposta para uma avaliação educacional mais justa e democrática. As autoras argumentam que a avaliação deve ser baseada em critérios claros e objetivos, e que deve ser usada para ajudar os alunos a aprender, e não para puni-los.
Principais ideias do livro
- A avaliação é um processo social e político que é moldado por valores e crenças culturais.
- A avaliação pode ser usada para promover a justiça social ou a desigualdade.
- A avaliação na escola de 1º grau é usada para controlar e disciplinar os alunos.
- Existem problemas com a avaliação atual, como a falta de critérios claros e objetivos, e o uso da avaliação para punir os alunos.
- É necessária uma reforma da avaliação educacional para torná-la mais justa e democrática.
Por que ler este livro?
"Avaliação na Escola de 1º Grau: uma Análise Sociológica" é um livro essencial para todos os interessados em educação. As autoras oferecem uma análise profunda e crítica da avaliação educacional, e mostram como ela pode ser usada para promover a justiça social ou a desigualdade. O livro é bem escrito e acessível, e é uma leitura obrigatória para todos os educadores.
Citações do livro
- "A avaliação é um processo social que é moldado por valores e crenças culturais."
- "A avaliação pode ser usada para promover a justiça social ou a desigualdade."
- "A avaliação na escola de 1º grau é usada para controlar e disciplinar os alunos."
- "Existem problemas com a avaliação atual, como a falta de critérios claros e objetivos, e o uso da avaliação para punir os alunos."
- "É necessária uma reforma da avaliação educacional para torná-la mais justa e democrática."