Avaliação Educacional Em Três Atos - Léa Depresbiteris
374 palavras · 2 minutos tempo de leitura Didáticos
Avaliação Educacional em Três Atos: Uma Jornada de Aprendizagem e Reflexão
Ato I: O Despertar
A autora, Léa Depresbiteris, inicia sua jornada com uma reflexão sobre a importância da avaliação educacional. Ela argumenta que a avaliação não deve ser vista como um fim em si mesma, mas sim como um meio para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
Ato II: A Aventura
Neste ato, a autora apresenta três diferentes abordagens de avaliação educacional: a tradicional, a alternativa e a emancipatória. Cada abordagem é discutida em detalhes, com suas vantagens e desvantagens.
Ato III: A Transformação
No ato final, a autora propõe uma nova visão de avaliação educacional, baseada na teoria da complexidade. Essa visão enfatiza a importância de considerar o contexto em que a avaliação ocorre, bem como as múltiplas perspectivas dos envolvidos no processo.
Uma Leitura Enriquecedora e Inspiradora
"Avaliação Educacional em Três Atos" é um livro essencial para todos os profissionais da educação que desejam refletir sobre a importância da avaliação e desenvolver práticas avaliativas mais justas e eficazes. A autora apresenta uma visão abrangente e atualizada da avaliação educacional, apoiada em sólida pesquisa e experiência prática.
Principais Ideias do Livro
- A avaliação educacional deve ser vista como um meio para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, e não como um fim em si mesma.
- Existem diferentes abordagens de avaliação educacional, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
- A avaliação educacional deve considerar o contexto em que ocorre, bem como as múltiplas perspectivas dos envolvidos no processo.
- A avaliação educacional deve ser baseada na teoria da complexidade, que enfatiza a importância de considerar as múltiplas variáveis que influenciam o processo de aprendizagem.
Para Quem é Este Livro?
"Avaliação Educacional em Três Atos" é um livro indicado para todos os profissionais da educação que desejam refletir sobre a importância da avaliação e desenvolver práticas avaliativas mais justas e eficazes. O livro é especialmente útil para professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola e pesquisadores da área da educação.
Sobre a Autora
Léa Depresbiteris é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É autora de diversos livros e artigos sobre avaliação educacional e educação a distância.