Avaliação educacional em debate: experiências no Brasil e na França - Fernando José de Almeida
327 palavras · 2 minutos tempo de leitura Didáticos
Avaliação educacional em debate: experiências no Brasil e na França
O livro "Avaliação educacional em debate: experiências no Brasil e na França", de Fernando José de Almeida, é uma obra fundamental para entender a história e os desafios da avaliação educacional no Brasil e na França. O livro é dividido em três partes, cada uma delas abordando um aspecto diferente da avaliação educacional.
Parte 1: A história da avaliação educacional
A primeira parte do livro apresenta um panorama histórico da avaliação educacional no Brasil e na França. O autor mostra como a avaliação educacional surgiu e se desenvolveu ao longo do tempo, e como ela foi influenciada por diferentes fatores, como a política, a economia e a cultura.
Parte 2: Os desafios da avaliação educacional
A segunda parte do livro discute os principais desafios da avaliação educacional no Brasil e na França. O autor aborda questões como a validade, a confiabilidade e a justiça da avaliação educacional, e como esses desafios podem ser superados.
Parte 3: As experiências de avaliação educacional no Brasil e na França
A terceira parte do livro apresenta as experiências de avaliação educacional no Brasil e na França. O autor descreve os diferentes modelos de avaliação educacional que são utilizados nesses dois países, e como esses modelos têm sido implementados.
Conclusão
O livro "Avaliação educacional em debate: experiências no Brasil e na França" é uma obra essencial para todos os interessados em avaliação educacional. O livro oferece uma visão abrangente da história, dos desafios e das experiências da avaliação educacional no Brasil e na França, e é uma fonte valiosa de informações para pesquisadores, professores e gestores educacionais.
Sobre o autor
Fernando José de Almeida é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É doutor em educação pela USP e pós-doutor pela Université de Paris VIII. É autor de diversos livros e artigos sobre avaliação educacional, e é um dos principais especialistas em avaliação educacional do Brasil.