Capa do Livro Aula de Português - Discurso e Saberes Escolares - Antônio Augusto G. Batista

Aula de Português - Discurso e Saberes Escolares - Antônio Augusto G. Batista

507 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Literatura Brasileira

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Aula de Português - Discurso e Saberes Escolares

O livro "Aula de Português - Discurso e Saberes Escolares", de Antônio Augusto G. Batista, é uma obra fundamental para entender o ensino de português no Brasil. O autor analisa o discurso escolar sobre a língua portuguesa e mostra como ele contribui para a reprodução das desigualdades sociais.

O discurso escolar sobre a língua portuguesa

O discurso escolar sobre a língua portuguesa é marcado por uma visão normativa e prescritiva da língua. Essa visão considera que existe uma única forma correta de falar e escrever português, e que qualquer desvio dessa norma é considerado um erro.

Essa visão normativa da língua é baseada em uma concepção de língua como um sistema fechado e imutável. No entanto, a língua é um fenômeno vivo e em constante transformação. Ela é influenciada por fatores sociais, culturais e históricos, e está sempre se adaptando às novas necessidades dos falantes.

A visão normativa da língua também é baseada em uma concepção de sujeito como um ser racional e autônomo. No entanto, o sujeito é um ser social e histórico, e sua linguagem é influenciada por sua posição social, sua cultura e sua história.

As consequências do discurso escolar sobre a língua portuguesa

O discurso escolar sobre a língua portuguesa tem várias consequências negativas para o ensino de português.

Em primeiro lugar, ele contribui para a reprodução das desigualdades sociais. A visão normativa da língua privilegia os alunos que falam e escrevem de acordo com a norma culta, e desfavorece os alunos que falam e escrevem de acordo com outras variedades linguísticas.

Em segundo lugar, o discurso escolar sobre a língua portuguesa inibe a criatividade dos alunos. A visão normativa da língua faz com que os alunos tenham medo de errar, e isso os impede de experimentar novas formas de expressão.

Em terceiro lugar, o discurso escolar sobre a língua portuguesa desmotiva os alunos. A visão normativa da língua faz com que os alunos se sintam inferiores por não falarem e escreverem de acordo com a norma culta. Isso pode levar ao desinteresse pela língua portuguesa e ao abandono escolar.

Uma nova proposta para o ensino de português

Antônio Augusto G. Batista propõe uma nova proposta para o ensino de português. Essa proposta é baseada em uma concepção de língua como um fenômeno vivo e em constante transformação, e em uma concepção de sujeito como um ser social e histórico.

A nova proposta para o ensino de português valoriza a diversidade linguística e a criatividade dos alunos. Ela também busca motivar os alunos, mostrando-lhes que a língua portuguesa é uma ferramenta poderosa de comunicação e expressão.

Conclusão

O livro "Aula de Português - Discurso e Saberes Escolares", de Antônio Augusto G. Batista, é uma obra fundamental para entender o ensino de português no Brasil. O autor analisa o discurso escolar sobre a língua portuguesa e mostra como ele contribui para a reprodução das desigualdades sociais. O livro também propõe uma nova proposta para o ensino de português, que valoriza a diversidade linguística e a criatividade dos alunos.

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