As Pedagogias do Conhecimento - Louis Not
As Pedagogias do Conhecimento: Uma Jornada pela História da Educação
Introdução
O livro "As Pedagogias do Conhecimento", de Louis Not, é uma obra fundamental para entender a evolução da educação ao longo da história. O autor apresenta uma análise crítica das diferentes pedagogias que surgiram ao longo do tempo, desde a Grécia Antiga até os dias atuais.
Not argumenta que a educação é um processo social e político que reflete os valores e as crenças de uma determinada sociedade. Ele mostra como as pedagogias mudam ao longo do tempo em resposta às mudanças sociais, econômicas e políticas.
O livro é dividido em quatro partes, cada uma delas dedicada a uma época específica da história da educação. Na primeira parte, Not discute a educação na Grécia Antiga, onde surgiram as primeiras escolas formais. Na segunda parte, ele analisa a educação na Idade Média, quando a Igreja Católica era a principal responsável pela educação. Na terceira parte, Not discute a educação no Renascimento e na Reforma Protestante, quando houve um grande avanço no conhecimento científico e tecnológico. Na quarta parte, ele analisa a educação na era moderna, desde a Revolução Industrial até os dias atuais.
As Pedagogias do Conhecimento na Grécia Antiga
Na Grécia Antiga, a educação era considerada essencial para o desenvolvimento do cidadão. As escolas gregas eram públicas e gratuitas, e todos os meninos tinham direito à educação. O currículo escolar era baseado nas sete artes liberais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geometria, música e astronomia.
A educação grega era muito rigorosa e disciplinada. Os alunos eram obrigados a memorizar longos textos e a participar de debates e discussões. O objetivo da educação era formar cidadãos virtuosos e sábios, capazes de participar da vida pública.
As Pedagogias do Conhecimento na Idade Média
Na Idade Média, a Igreja Católica era a principal responsável pela educação. As escolas eram administradas por monges e clérigos, e o currículo escolar era baseado na teologia e na filosofia cristã.
A educação medieval era muito diferente da educação grega. As escolas eram privadas e caras, e apenas os filhos das famílias ricas tinham acesso à educação. O currículo escolar era muito limitado, e os alunos eram obrigados a memorizar textos religiosos e a obedecer às regras da Igreja.
As Pedagogias do Conhecimento no Renascimento e na Reforma Protestante
O Renascimento foi um período de grande avanço no conhecimento científico e tecnológico. As escolas renascentistas eram mais abertas e flexíveis do que as escolas medievais, e o currículo escolar era mais diversificado. Os alunos eram incentivados a pensar criticamente e a questionar as autoridades.
A Reforma Protestante também teve um grande impacto na educação. Os protestantes acreditavam que todos os cristãos tinham o direito de ler e interpretar a Bíblia, o que levou à criação de escolas públicas protestantes. As escolas protestantes eram mais acessíveis do que as escolas católicas, e o currículo escolar era mais voltado para as habilidades práticas.
As Pedagogias do Conhecimento na Era Moderna
A era moderna é marcada pela Revolução Industrial e pelo surgimento do capitalismo. As escolas modernas são públicas e gratuitas, e todos os cidadãos têm direito à educação. O currículo escolar é baseado nas ciências naturais, na matemática e na tecnologia.
A educação moderna é muito diferente da educação antiga e medieval. As escolas modernas são mais flexíveis e diversificadas, e os alunos são incentivados a desenvolver suas habilidades individuais. O objetivo da educação moderna é formar cidadãos produtivos e responsáveis, capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Conclusão
O livro "As Pedagogias do Conhecimento" é uma obra fundamental para entender a evolução da educação ao longo da história. O autor apresenta uma análise crítica das diferentes pedagogias que surgiram ao longo do tempo, desde a Grécia Antiga até os dias atuais. Not argumenta que a educação é um processo social e político que reflete os valores e as crenças de uma determinada sociedade. Ele mostra como as pedagogias mudam ao longo do tempo em resposta às mudanças sociais, econômicas e políticas.
O livro é uma leitura essencial para todos os interessados em educação. É uma obra que nos ajuda a entender o presente e a construir o futuro da educação.