Capa do Livro Aprender Pensando - Terezinha Nunes Carraher

Aprender Pensando - Terezinha Nunes Carraher

442 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Aprender Pensando: Uma Abordagem Construtivista da Educação

Terezinha Nunes Carraher

Introdução

Em "Aprender Pensando", Terezinha Nunes Carraher apresenta uma abordagem construtivista da educação, baseada na ideia de que o conhecimento é construído pelo aluno a partir de suas próprias experiências e interações com o mundo. A autora argumenta que a educação tradicional, baseada na transmissão de informações, não é eficaz em promover o aprendizado real e que é preciso mudar a forma como pensamos sobre a educação para que possamos preparar os alunos para o século XXI.

Capítulo 1: O Construtivismo e a Educação

Carraher começa o livro apresentando os princípios básicos do construtivismo, uma teoria da aprendizagem que enfatiza o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. A autora argumenta que o conhecimento não é algo que pode ser simplesmente transmitido de um professor para um aluno, mas sim algo que é construído pelo aluno a partir de suas próprias experiências e interações com o mundo.

Capítulo 2: A Zona de Desenvolvimento Proximal

Carraher discute o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), desenvolvido pelo psicólogo soviético Lev Vygotsky. A ZDP é a distância entre o que um aluno pode fazer sozinho e o que pode fazer com a ajuda de um adulto ou colega mais experiente. Carraher argumenta que a ZDP é uma ferramenta importante para entender como os alunos aprendem e como os professores podem ajudá-los a aprender.

Capítulo 3: A Aprendizagem Situada

Carraher apresenta o conceito de aprendizagem situada, que enfatiza o papel do contexto na aprendizagem. A autora argumenta que o aprendizado é mais eficaz quando ocorre em um contexto significativo para o aluno, e que os alunos aprendem melhor quando podem aplicar o que aprendem a situações reais.

Capítulo 4: A Comunidade de Aprendizagem

Carraher discute o conceito de comunidade de aprendizagem, que enfatiza o papel da colaboração na aprendizagem. A autora argumenta que os alunos aprendem melhor quando trabalham juntos e que a colaboração pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

Capítulo 5: A Avaliação da Aprendizagem

Carraher conclui o livro discutindo a importância da avaliação da aprendizagem. A autora argumenta que a avaliação deve ser usada para informar o ensino e que deve ser baseada nos princípios do construtivismo.

Conclusão

"Aprender Pensando" é um livro essencial para qualquer pessoa interessada em educação. Carraher apresenta uma abordagem construtivista da educação que é baseada em evidências e que tem o potencial de transformar a forma como pensamos sobre a educação. O livro é bem escrito e acessível, e é uma leitura obrigatória para professores, pais e qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre como as pessoas aprendem.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços