AMBIENCIA DIALOGOS FREIRIANOS E FORMACAO DOCENTE - Adriano Nogueira
295 palavras · 2 minutos tempo de leitura Didáticos Linguística
Ambiente Diálogos Freireanos e Formação Docente
Introdução
O livro "Ambiente Diálogos Freireanos e Formação Docente" de Adriano Nogueira é uma obra que aborda a importância do diálogo na formação de professores. O autor defende que o diálogo é uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento e para a transformação social.
O diálogo na formação de professores
Nogueira argumenta que o diálogo é uma ferramenta essencial para a formação de professores porque permite que os alunos construam seus próprios conhecimentos e desenvolvam suas habilidades críticas. O diálogo também ajuda os alunos a se tornarem mais conscientes de suas próprias experiências e a refletir sobre suas práticas pedagógicas.
Os diálogos freireanos
Nogueira se inspira nos diálogos freireanos para desenvolver sua proposta de formação de professores. Os diálogos freireanos são caracterizados pelo respeito mútuo, pela escuta ativa e pela busca de consenso. Nogueira argumenta que esses princípios são essenciais para a construção de uma educação libertadora.
A formação docente como prática libertadora
Nogueira defende que a formação docente deve ser uma prática libertadora. Isso significa que a formação docente deve ajudar os professores a se tornarem autônomos e críticos, e a desenvolverem suas habilidades para transformar a sociedade.
Conclusão
O livro "Ambiente Diálogos Freireanos e Formação Docente" é uma obra importante para a formação de professores. O autor oferece uma visão inovadora sobre a formação docente e defende que o diálogo é uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento e para a transformação social.
Sobre o autor
Adriano Nogueira é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Suas áreas de interesse incluem formação de professores, educação popular e educação libertadora.