Alfabetização Em Processo - Emilia Ferreiro
435 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Literatura Infantojuvenil
Alfabetização em Processo: Uma Visão Construtivista da Aprendizagem da Leitura e da Escrita
O livro "Alfabetização em Processo", de Emilia Ferreiro, é uma obra fundamental para entender o processo de alfabetização e como as crianças constroem o conhecimento sobre a leitura e a escrita. Ferreiro propõe uma visão construtivista da aprendizagem, segundo a qual as crianças não são recipientes passivos de informação, mas sim construtoras ativas de seu próprio conhecimento.
A Teoria Construtivista de Emilia Ferreiro
A teoria construtivista de Emilia Ferreiro baseia-se na ideia de que as crianças constroem o conhecimento sobre a leitura e a escrita por meio de suas próprias experiências e interações com o mundo ao seu redor. Ferreiro argumenta que as crianças não aprendem a ler e a escrever simplesmente memorizando letras e palavras, mas sim desenvolvendo uma compreensão gradual do sistema de escrita.
Os Níveis de Alfabetização
Ferreiro propõe quatro níveis de alfabetização:
- Nível pré-silábico: Nesse nível, as crianças não conseguem reconhecer as letras e não entendem o princípio alfabético. Elas podem escrever algumas palavras, mas geralmente usam desenhos ou símbolos para representar as palavras.
- Nível silábico: Nesse nível, as crianças começam a reconhecer as letras e a entender o princípio alfabético. Elas podem escrever palavras usando sílabas, mas ainda não conseguem segmentar as palavras em fonemas.
- Nível silábico-alfabético: Nesse nível, as crianças começam a segmentar as palavras em fonemas e a usar as letras para representar os sons. Elas ainda podem cometer alguns erros ortográficos, mas estão no caminho certo para a alfabetização plena.
- Nível alfabético: Nesse nível, as crianças conseguem ler e escrever fluentemente. Elas entendem o princípio alfabético e podem usar as letras para representar os sons de forma correta.
Implicações para a Prática Educacional
A teoria construtivista de Emilia Ferreiro tem importantes implicações para a prática educacional. Ferreiro argumenta que os professores devem criar um ambiente de aprendizagem rico em oportunidades para as crianças explorarem a leitura e a escrita. Os professores também devem ser pacientes e encorajadores, e devem evitar corrigir os erros das crianças de forma punitiva.
Conclusão
"Alfabetização em Processo" é um livro essencial para todos os educadores que trabalham com crianças em processo de alfabetização. Ferreiro oferece uma visão inovadora do processo de alfabetização e fornece ferramentas valiosas para ajudar os professores a criar um ambiente de aprendizagem eficaz.
Sobre a Autora
Emilia Ferreiro é uma psicóloga e educadora argentina que é considerada uma das pioneiras da teoria construtivista da aprendizagem da leitura e da escrita. Ferreiro é autora de vários livros sobre alfabetização, incluindo "Alfabetização em Processo", "Reflexões sobre Alfabetização" e "A Construção do Conhecimento na Alfabetização".