Capa do Livro Alfabetização Em Classes Populares - Geempa

Alfabetização Em Classes Populares - Geempa

353 palavras · 2 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos

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Alfabetização em Classes Populares: Uma Abordagem Sociointeracionista

O livro "Alfabetização em Classes Populares" é uma obra fundamental para entender o processo de alfabetização de crianças e adultos em contextos de pobreza e desigualdade social. Escrito por um grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Educação e Mudança Social (GEEMPA), o livro apresenta uma abordagem sociointeracionista da alfabetização, que considera a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento da linguagem escrita.

A Abordagem Sociointeracionista da Alfabetização

A abordagem sociointeracionista da alfabetização parte do princípio de que a linguagem escrita é uma ferramenta social que é aprendida por meio da interação com outras pessoas. Nessa perspectiva, a alfabetização não é apenas um processo de aquisição de habilidades técnicas, mas também um processo de inserção social e cultural.

O Contexto Social e Cultural da Alfabetização

O contexto social e cultural desempenha um papel fundamental no processo de alfabetização. As crianças e os adultos que vivem em contextos de pobreza e desigualdade social enfrentam uma série de desafios que podem dificultar o aprendizado da linguagem escrita. Esses desafios incluem:

  • Falta de acesso a materiais educativos;
  • Baixo nível de escolaridade dos pais;
  • Preconceito e discriminação;
  • Violência e insegurança.

A Prática Pedagógica na Alfabetização de Classes Populares

A prática pedagógica na alfabetização de classes populares deve levar em conta o contexto social e cultural dos alunos. Os professores precisam utilizar métodos e materiais que sejam adequados à realidade dos alunos e que promovam a sua participação ativa no processo de aprendizagem.

Algumas sugestões de práticas pedagógicas para a alfabetização de classes populares:

  • Utilização de materiais contextualizados;
  • Promoção da interação entre os alunos;
  • Valorização da cultura dos alunos;
  • Criação de um ambiente de aprendizagem acolhedor e seguro.

Conclusão

O livro "Alfabetização em Classes Populares" é uma obra essencial para todos os que se interessam pela educação de crianças e adultos em contextos de pobreza e desigualdade social. O livro apresenta uma abordagem sociointeracionista da alfabetização que considera a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento da linguagem escrita. O livro também oferece sugestões de práticas pedagógicas que podem ser utilizadas para promover a alfabetização de classes populares.

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