Capa do Livro A Reconstrução da Didática Elementos Teórico-metodológicos - Maria Rita Neto Sales Oliveira

A Reconstrução da Didática Elementos Teórico-metodológicos - Maria Rita Neto Sales Oliveira

514 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

A Reconstrução da Didática: Elementos Teórico-metodológicos

Introdução

A obra "A Reconstrução da Didática: Elementos Teórico-metodológicos", escrita por Maria Rita Neto Sales Oliveira, é um livro fundamental para quem deseja compreender a didática e suas implicações na prática educacional. A autora apresenta uma visão crítica da didática tradicional e propõe uma reconstrução dessa área do conhecimento, baseada em pressupostos teóricos e metodológicos inovadores.

A Didática Tradicional e suas Limitações

A didática tradicional é caracterizada por uma visão tecnicista e instrumental da educação. O professor é visto como um transmissor de conhecimentos, e o aluno como um receptor passivo. A aprendizagem é entendida como um processo de memorização e reprodução de informações.

Essa visão da didática é limitada porque não considera as especificidades do processo de ensino-aprendizagem e as necessidades dos alunos. Além disso, ela não leva em conta os avanços das ciências humanas e sociais, que oferecem novas perspectivas para a compreensão da educação.

A Reconstrução da Didática

A autora propõe uma reconstrução da didática, baseada em pressupostos teóricos e metodológicos inovadores. Essa nova didática deve ser:

  • Crítica: Deve questionar os pressupostos e as práticas da didática tradicional, e buscar novas formas de ensinar e aprender.
  • Contextualizada: Deve levar em conta as especificidades do contexto em que a educação ocorre, e as necessidades dos alunos.
  • Interdisciplinar: Deve dialogar com outras áreas do conhecimento, como a psicologia, a sociologia e a filosofia, para oferecer uma compreensão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem.
  • Transformadora: Deve buscar transformar a realidade social, e promover a emancipação dos alunos.

Elementos Teórico-metodológicos da Nova Didática

A autora apresenta uma série de elementos teórico-metodológicos que podem contribuir para a reconstrução da didática. Esses elementos incluem:

  • A teoria da aprendizagem significativa: Essa teoria enfatiza a importância de relacionar os novos conhecimentos com os conhecimentos prévios dos alunos, e de promover a construção ativa do conhecimento.
  • A teoria sociocultural da aprendizagem: Essa teoria enfatiza a importância do contexto social na aprendizagem, e o papel da interação social na construção do conhecimento.
  • A teoria crítica da educação: Essa teoria enfatiza a importância de questionar as estruturas sociais e educacionais existentes, e de buscar a transformação da sociedade.

Implicações para a Prática Educacional

A reconstrução da didática tem implicações importantes para a prática educacional. Algumas dessas implicações incluem:

  • O professor deve ser um mediador da aprendizagem: O professor deve ajudar os alunos a construir seus próprios conhecimentos, e não apenas transmitir informações.
  • A aprendizagem deve ser contextualizada: A aprendizagem deve levar em conta as experiências e os conhecimentos prévios dos alunos, e deve ser realizada em situações reais.
  • A educação deve ser transformadora: A educação deve buscar transformar a realidade social, e promover a emancipação dos alunos.

Conclusão

"A Reconstrução da Didática: Elementos Teórico-metodológicos" é um livro essencial para quem deseja compreender a didática e suas implicações na prática educacional. A autora apresenta uma visão crítica da didática tradicional e propõe uma reconstrução dessa área do conhecimento, baseada em pressupostos teóricos e metodológicos inovadores. O livro é uma leitura obrigatória para professores, pesquisadores e estudantes da área da educação.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços