Capa do Livro A Política do Pré Escolar no Brasil - a Arte do Disfarce - Sonia Kramer

A Política do Pré Escolar no Brasil - a Arte do Disfarce - Sonia Kramer

554 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos Literatura Infantojuvenil

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A Política do Pré-Escolar no Brasil: A Arte do Disfarce

O livro "A Política do Pré-Escolar no Brasil: A Arte do Disfarce", de Sonia Kramer, é uma análise crítica da política educacional brasileira para a educação infantil. A autora argumenta que, apesar do discurso oficial que enfatiza a importância da educação infantil, as políticas públicas para o setor são marcadas por uma série de contradições e incoerências.

A importância da educação infantil

A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças. É nessa fase que elas aprendem a socializar, a desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas, e a se preparar para a vida escolar. Estudos mostram que crianças que frequentam a educação infantil têm melhor desempenho escolar, são mais saudáveis e têm menos problemas comportamentais.

As contradições da política educacional brasileira para a educação infantil

Apesar da importância da educação infantil, a política educacional brasileira para o setor é marcada por uma série de contradições e incoerências. Uma das principais contradições é que, embora o discurso oficial enfatize a importância da educação infantil, os recursos financeiros destinados ao setor são insuficientes. Isso resulta em uma série de problemas, como a falta de vagas em creches e pré-escolas, a baixa qualidade do ensino e a evasão escolar.

Outra contradição é que, embora a educação infantil seja considerada uma etapa fundamental da educação básica, ela não é obrigatória. Isso significa que os pais não são obrigados a matricular seus filhos na educação infantil, o que contribui para a baixa cobertura do setor.

A arte do disfarce

A autora argumenta que a política educacional brasileira para a educação infantil é marcada pela "arte do disfarce". Isso significa que o discurso oficial sobre a importância da educação infantil é usado para mascarar as reais intenções do governo, que são de reduzir os investimentos no setor e transferir a responsabilidade pela educação das crianças para as famílias.

As consequências da política educacional brasileira para a educação infantil

A política educacional brasileira para a educação infantil tem uma série de consequências negativas para as crianças, as famílias e a sociedade como um todo. Para as crianças, a falta de acesso à educação infantil pode prejudicar seu desenvolvimento e suas chances de sucesso na vida escolar. Para as famílias, a falta de vagas em creches e pré-escolas pode dificultar a conciliação entre o trabalho e a vida familiar. Para a sociedade, a baixa cobertura da educação infantil pode levar a uma redução da produtividade e a um aumento da desigualdade social.

O que precisa ser feito?

A autora argumenta que é necessário uma mudança radical na política educacional brasileira para a educação infantil. Essa mudança deve incluir um aumento dos investimentos no setor, a obrigatoriedade da educação infantil e a melhoria da qualidade do ensino. Somente assim será possível garantir que todas as crianças brasileiras tenham acesso a uma educação infantil de qualidade.

Conclusão

O livro "A Política do Pré-Escolar no Brasil: A Arte do Disfarce" é uma leitura essencial para todos os interessados em educação infantil. A autora faz uma análise crítica da política educacional brasileira para o setor e aponta uma série de contradições e incoerências. O livro é um convite à reflexão sobre a importância da educação infantil e a necessidade de uma mudança radical na política educacional brasileira para o setor.

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