
Instrução Pública e Formação Moral - Sidney Reinaldo da Silva
Instrução Pública e Formação Moral: Uma Análise Crítica
O livro "Instrução Pública e Formação Moral", de Sidney Reinaldo da Silva, é uma obra fundamental para entender a relação entre educação e moral na sociedade brasileira. O autor analisa criticamente a história da instrução pública no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, e mostra como a formação moral sempre foi um elemento central na educação brasileira.
A Educação no Brasil Colônia
No período colonial, a educação era controlada pela Igreja Católica e tinha como objetivo principal a formação de cidadãos obedientes e tementes a Deus. A educação era baseada na doutrina católica e os alunos eram ensinados a respeitar a autoridade da Igreja e do Estado.
A Educação no Brasil Império
Com a Independência do Brasil, em 1822, a educação passou a ser controlada pelo Estado. No entanto, a formação moral continuou a ser um elemento central na educação brasileira. A educação era baseada nos princípios do liberalismo e os alunos eram ensinados a respeitar a liberdade e a democracia.
A Educação na República
Com a proclamação da República, em 1889, a educação passou a ser laica. No entanto, a formação moral continuou a ser um elemento central na educação brasileira. A educação era baseada nos princípios do positivismo e os alunos eram ensinados a respeitar a ciência e o progresso.
A Educação na Era Vargas
Na Era Vargas, a educação passou a ser controlada pelo Estado. O objetivo da educação era formar cidadãos obedientes e leais ao regime. A educação era baseada nos princípios do nacionalismo e os alunos eram ensinados a amar a pátria e a respeitar as autoridades.
A Educação na Ditadura Militar
Na Ditadura Militar, a educação passou a ser controlada pelo Estado. O objetivo da educação era formar cidadãos obedientes e leais ao regime. A educação era baseada nos princípios do autoritarismo e os alunos eram ensinados a respeitar a autoridade e a ordem.
A Educação na Nova República
Com a redemocratização do Brasil, em 1985, a educação passou a ser controlada pelo Estado. O objetivo da educação é formar cidadãos críticos e participativos. A educação é baseada nos princípios da democracia e os alunos são ensinados a respeitar os direitos humanos e a lutar por uma sociedade mais justa e solidária.
Conclusão
O livro "Instrução Pública e Formação Moral" é uma obra fundamental para entender a relação entre educação e moral na sociedade brasileira. O autor analisa criticamente a história da instrução pública no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, e mostra como a formação moral sempre foi um elemento central na educação brasileira.
O livro é uma leitura obrigatória para todos os interessados em educação e moral. É uma obra que contribui para a compreensão da sociedade brasileira e para a construção de uma educação mais democrática e justa.