Il Fiat G. 59 - Nicola Malizia
441 palavras · 3 minutos tempo de leitura Ficção Científica e Fantasia Literatura Estrangeira Romance Terror
Il Fiat G. 59: Um Caça Italiano da Segunda Guerra Mundial
O Fiat G. 59 foi um caça italiano que serviu na Segunda Guerra Mundial. Era um avião rápido e ágil, mas também era frágil e mal armado. Apesar disso, o G. 59 foi um avião popular entre os pilotos italianos, que o consideravam um avião divertido de voar.
História do Fiat G. 59
O G. 59 foi projetado pela Fiat Aviazione em 1941. Era baseado no Fiat G. 55, um caça anterior que havia sido usado com sucesso na Guerra Civil Espanhola. O G. 59 era um avião de asa baixa, com um único motor radial e um trem de pouso retrátil. Era armado com duas metralhadoras de 12,7 mm e dois canhões de 20 mm.
O Fiat G. 59 em Combate
O G. 59 entrou em serviço na Regia Aeronautica em 1942. Foi usado em combate na África do Norte, na Sicília e na Itália. O G. 59 era um avião rápido e ágil, mas também era frágil e mal armado. Isso o tornava vulnerável aos caças aliados, que eram mais bem armados e blindados.
O Fim do Fiat G. 59
O G. 59 foi retirado de serviço em 1943, após a queda do regime fascista italiano. Alguns G. 59 foram capturados pelos Aliados e usados em testes de voo. Outros foram vendidos para países da América Latina, onde continuaram a voar até o final da década de 1950.
O Fiat G. 59 Hoje
Hoje, existem apenas alguns G. 59 sobreviventes. Um deles está em exposição no Museu da Aeronáutica de Roma, na Itália. Outro está em exposição no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos, em Dayton, Ohio.
Características do Fiat G. 59
- Envergadura: 11,85 m
- Comprimento: 8,45 m
- Altura: 2,60 m
- Peso máximo de decolagem: 3.200 kg
- Velocidade máxima: 530 km/h
- Alcance: 800 km
- Teto de serviço: 10.000 m
- Armamento: duas metralhadoras de 12,7 mm e dois canhões de 20 mm
Curiosidades sobre o Fiat G. 59
- O G. 59 foi o primeiro caça italiano a ser equipado com um motor radial.
- O G. 59 foi usado por alguns dos pilotos mais famosos da Regia Aeronautica, como Francesco Baracca e Arturo Ferrarin.
- O G. 59 foi um dos caças mais populares entre os pilotos italianos, que o consideravam um avião divertido de voar.
- O G. 59 foi retirado de serviço em 1943, após a queda do regime fascista italiano.
- Hoje, existem apenas alguns G. 59 sobreviventes. Um deles está em exposição no Museu da Aeronáutica de Roma, na Itália. Outro está em exposição no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos, em Dayton, Ohio.