
Humberto Mauro, Cinema, História - Eduardo Morettin
Humberto Mauro, Cinema, História
Autor: Eduardo Morettin
Editora: Editora da UNICAMP
Ano: 2014
Número de páginas: 448
Sinopse:
O livro "Humberto Mauro, Cinema, História" é uma biografia do cineasta Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro. O livro conta a história de Mauro desde sua infância em Cataguases, Minas Gerais, até sua morte em 1983.
O livro é dividido em três partes. A primeira parte, "O Início", conta a história de Mauro desde sua infância até a sua chegada ao Rio de Janeiro, em 1921. A segunda parte, "O Cinema", conta a história da carreira de Mauro no cinema, desde seu primeiro filme, "Na Primavera da Vida" (1922), até seu último filme, "O Canto da Saudade" (1952). A terceira parte, "O Legado", conta a história do legado de Mauro no cinema brasileiro.
O livro é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em cinema brasileiro. O livro é bem escrito e informativo, e conta a história de Mauro de uma forma envolvente e interessante.
O Início
Humberto Mauro nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 30 de abril de 1897. Seu pai era um médico e sua mãe era uma dona de casa. Mauro teve uma infância feliz e despreocupada. Ele gostava de brincar ao ar livre e de assistir a filmes no cinema local.
Em 1914, Mauro se mudou para o Rio de Janeiro para estudar medicina. No entanto, ele logo percebeu que não tinha vocação para a medicina. Ele abandonou a faculdade e começou a trabalhar como jornalista.
Em 1921, Mauro conheceu o cineasta italiano Carmine Gallone. Gallone estava no Brasil para filmar um documentário sobre a Primeira Guerra Mundial. Mauro trabalhou como assistente de Gallone e aprendeu muito sobre cinema.
O Cinema
Em 1922, Mauro dirigiu seu primeiro filme, "Na Primavera da Vida". O filme foi um sucesso de crítica e de público. Mauro continuou a dirigir filmes nos anos seguintes, e se tornou um dos cineastas mais importantes do Brasil.
Os filmes de Mauro são conhecidos por sua beleza visual e por sua poesia. Mauro também era um mestre em contar histórias. Seus filmes são sempre envolventes e emocionantes.
Alguns dos filmes mais famosos de Mauro são:
- "Na Primavera da Vida" (1922)
- "O Grito do Silêncio" (1923)
- "O Crime da Mala" (1928)
- "Ganga Bruta" (1933)
- "O Canto da Saudade" (1952)
O Legado
Humberto Mauro morreu em 24 de outubro de 1983. Ele deixou um legado de mais de 30 filmes. Seus filmes são considerados clássicos do cinema brasileiro e são estudados por cineastas de todo o mundo.
Mauro foi um pioneiro do cinema brasileiro. Ele ajudou a criar uma indústria cinematográfica no Brasil e abriu caminho para outros cineastas brasileiros. Mauro também foi um grande artista. Seus filmes são obras de arte que continuam a encantar o público até hoje.
O livro "Humberto Mauro, Cinema, História" é uma homenagem a um dos maiores cineastas brasileiros. O livro conta a história de Mauro de uma forma envolvente e interessante, e é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em cinema brasileiro.