Gramáticas na Escola - Roberta Pires de Oliveira
503 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Literatura Brasileira
Gramáticas na Escola: Uma Abordagem Comunicativa e Funcional
O livro "Gramáticas na Escola", de Roberta Pires de Oliveira, é uma obra fundamental para professores de língua portuguesa que buscam uma abordagem comunicativa e funcional do ensino de gramática. A autora apresenta uma visão crítica das gramáticas tradicionais e propõe uma nova forma de ensinar gramática, baseada na análise do discurso e na compreensão dos usos reais da língua.
Uma Crítica às Gramáticas Tradicionais
Roberta Pires de Oliveira começa o livro fazendo uma crítica às gramáticas tradicionais, que, segundo ela, são baseadas em uma visão prescritiva e normativa da língua. Essas gramáticas apresentam a língua como um conjunto de regras fixas e imutáveis, que devem ser seguidas à risca. No entanto, a autora argumenta que a língua é um fenômeno vivo e dinâmico, que está em constante mudança. As gramáticas tradicionais não conseguem dar conta dessa complexidade e acabam por engessar o ensino da língua.
Uma Nova Abordagem: A Gramática Comunicativa e Funcional
A autora propõe uma nova abordagem do ensino de gramática, baseada na análise do discurso e na compreensão dos usos reais da língua. Essa abordagem, conhecida como gramática comunicativa e funcional, parte do princípio de que a língua é um instrumento de comunicação e que, portanto, deve ser ensinada em contexto. O objetivo é que os alunos aprendam a usar a língua de forma eficaz e apropriada, em diferentes situações comunicativas.
Princípios da Gramática Comunicativa e Funcional
A gramática comunicativa e funcional baseia-se em alguns princípios fundamentais, entre os quais se destacam:
- A língua é um fenômeno social e comunicativo.
- A gramática é um instrumento para a comunicação.
- A gramática deve ser ensinada em contexto.
- O ensino de gramática deve ser funcional e significativo.
- O aluno deve ser o centro do processo de ensino-aprendizagem.
O Ensino de Gramática na Escola
Roberta Pires de Oliveira dedica uma parte significativa do livro à discussão de como o ensino de gramática deve ser realizado na escola. A autora apresenta uma série de sugestões e atividades que podem ser utilizadas pelos professores para tornar o ensino de gramática mais interessante e eficaz.
Entre as sugestões da autora, destacam-se:
- Utilizar textos autênticos e variados.
- Promover a análise do discurso.
- Incentivar a produção textual.
- Utilizar jogos e brincadeiras.
- Criar situações de aprendizagem significativas.
Conclusão
"Gramáticas na Escola" é um livro essencial para professores de língua portuguesa que buscam uma abordagem comunicativa e funcional do ensino de gramática. A autora apresenta uma crítica às gramáticas tradicionais e propõe uma nova forma de ensinar gramática, baseada na análise do discurso e na compreensão dos usos reais da língua. O livro é repleto de sugestões e atividades que podem ser utilizadas pelos professores para tornar o ensino de gramática mais interessante e eficaz.
Sobre a Autora
Roberta Pires de Oliveira é professora de língua portuguesa e doutora em linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professora na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é autora de diversos livros e artigos sobre ensino de língua portuguesa.