Gramática e Interação: uma Proposta para o Ensino de Gramática - Luiz Carlos Travaglia
Gramática e Interação: uma Proposta para o Ensino de Gramática - Luiz Carlos Travaglia
Luiz Carlos Travaglia, em seu livro "Gramática e Interação: uma Proposta para o Ensino de Gramática", apresenta uma abordagem inovadora para o ensino de gramática, baseada na interação e na comunicação. O autor argumenta que a gramática não é um conjunto de regras rígidas e imutáveis, mas sim uma ferramenta viva que se adapta às necessidades dos falantes.
Uma nova abordagem para o ensino de gramática
Travaglia propõe uma abordagem para o ensino de gramática que se baseia na interação e na comunicação. Ele argumenta que a gramática não é um conjunto de regras rígidas e imutáveis, mas sim uma ferramenta viva que se adapta às necessidades dos falantes.
O autor defende que o ensino de gramática deve ser contextualizado, ou seja, deve ser ensinado em situações reais de comunicação. Os alunos devem aprender a usar a gramática para se expressar de forma clara e eficaz, e não apenas para decorar regras gramaticais.
A gramática na interação
Travaglia argumenta que a gramática é essencial para a interação social. Ela permite que os falantes se comuniquem de forma clara e eficaz, e também ajuda a construir e manter relacionamentos.
O autor apresenta uma série de exemplos de como a gramática é usada na interação social. Por exemplo, ele mostra como o uso de diferentes tempos verbais pode expressar diferentes significados, e como o uso de diferentes pronomes pode criar diferentes efeitos de sentido.
O ensino de gramática na escola
Travaglia propõe uma série de mudanças na forma como a gramática é ensinada na escola. Ele defende que o ensino de gramática deve ser mais contextualizado, mais interativo e mais lúdico.
O autor também argumenta que o ensino de gramática deve ser integrado ao ensino de outras disciplinas, como leitura, escrita e literatura. Isso ajudará os alunos a entender a importância da gramática e a usá-la de forma eficaz na comunicação.
Conclusão
"Gramática e Interação: uma Proposta para o Ensino de Gramática" é um livro inovador e desafiador que apresenta uma nova abordagem para o ensino de gramática. O autor argumenta que a gramática não é um conjunto de regras rígidas e imutáveis, mas sim uma ferramenta viva que se adapta às necessidades dos falantes. Ele propõe uma abordagem para o ensino de gramática que se baseia na interação e na comunicação, e defende que o ensino de gramática deve ser contextualizado, interativo e lúdico.
O livro é uma leitura essencial para professores de língua portuguesa, estudantes de linguística e qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre a gramática da língua portuguesa.