![Capa do Livro Fragmento de uma análise de histeria: [o caso Dora] - Freud, Sigmund Capa do Livro Fragmento de uma análise de histeria: [o caso Dora] - Freud, Sigmund](https://livroresumido.s3.amazonaws.com/2024/02/17/fragmento-de-uma-analise-de-histeria-o-caso-dora-freud-sigmund/fragmento-de-uma-analise-de-histeria-o-caso-dora-freud-sigmund.jpg)
Fragmento de uma análise de histeria: [o caso Dora] - Freud, Sigmund
Fragmento de uma Análise de Histeria: [o caso Dora] - Freud, Sigmund
Introdução
Em "Fragmento de uma Análise de Histeria", Sigmund Freud apresenta o caso de Dora, uma jovem mulher que sofre de uma série de sintomas histéricos, incluindo tosse nervosa, dores de cabeça e paralisia parcial. Freud usa o caso de Dora para ilustrar sua teoria da histeria, que ele acredita ser causada por conflitos inconscientes entre desejos sexuais e as restrições sociais.
O caso de Dora
Dora é uma jovem mulher inteligente e atraente que vive em Viena com seus pais e seu irmão mais novo. Ela é uma estudante de música talentosa e tem um futuro brilhante pela frente. No entanto, Dora também sofre de uma série de sintomas histéricos, que estão causando-lhe grande sofrimento.
Os sintomas de Dora incluem tosse nervosa, dores de cabeça, paralisia parcial e uma sensação geral de mal-estar. Ela também tem dificuldade para dormir e comer, e está constantemente cansada. Dora já foi tratada por vários médicos, mas nenhum deles conseguiu ajudá-la.
A análise de Freud
Freud acredita que os sintomas de Dora são causados por conflitos inconscientes entre seus desejos sexuais e as restrições sociais. Ele acredita que Dora está apaixonada por seu pai, mas que ela está reprimindo esses sentimentos porque eles são inaceitáveis para ela.
Freud também acredita que Dora está sofrendo de um complexo de Édipo, que é um termo que ele usa para descrever o desejo inconsciente de uma criança de ter relações sexuais com o pai do sexo oposto e matar o pai do mesmo sexo. Freud acredita que o complexo de Édipo é a causa de muitos casos de histeria.
O tratamento de Freud
Freud trata Dora usando a técnica da psicanálise, que é um método de tratamento que envolve a exploração do inconsciente. Freud usa a psicanálise para ajudar Dora a entender os conflitos inconscientes que estão causando seus sintomas.
O tratamento de Freud é bem-sucedido e Dora melhora significativamente. Ela é capaz de superar seus sintomas histéricos e seguir em frente com sua vida.
Conclusão
"Fragmento de uma Análise de Histeria" é um estudo de caso fascinante que ilustra a teoria da histeria de Freud. O caso de Dora é um exemplo clássico de como os conflitos inconscientes podem causar sintomas físicos e emocionais. O tratamento de Freud é bem-sucedido e Dora melhora significativamente.
"Fragmento de uma Análise de Histeria" é um livro importante para qualquer pessoa interessada em psicologia, psicanálise ou história da medicina. É um livro que oferece uma visão única sobre a mente humana e o poder do inconsciente.