Capa do Livro Formação de Professores - Pesquisas, Representações e Poder - Julio Emilio Diniz Pereira

Formação de Professores - Pesquisas, Representações e Poder - Julio Emilio Diniz Pereira

612 palavras · 4 minutos tempo de leitura Didáticos Linguística

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Formação de Professores: Pesquisas, Representações e Poder

O livro "Formação de Professores - Pesquisas, Representações e Poder", de Julio Emilio Diniz Pereira, é uma obra fundamental para entender a formação de professores no Brasil. O autor analisa as pesquisas sobre o tema, as representações sociais sobre a profissão docente e as relações de poder que permeiam o processo formativo.

Pesquisas sobre a formação de professores

O livro começa com uma análise das pesquisas sobre a formação de professores no Brasil. O autor identifica três grandes linhas de pesquisa:

  • A primeira linha de pesquisa enfoca os aspectos históricos da formação de professores. Estudos nessa área analisam a evolução da formação de professores no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais.
  • A segunda linha de pesquisa enfoca os aspectos sociológicos da formação de professores. Estudos nessa área analisam a relação entre a formação de professores e a sociedade brasileira, incluindo as desigualdades sociais, as relações de gênero e as políticas educacionais.
  • A terceira linha de pesquisa enfoca os aspectos psicológicos da formação de professores. Estudos nessa área analisam o desenvolvimento profissional dos professores, incluindo a construção da identidade profissional, as crenças e os valores dos professores e as estratégias de ensino.

Representações sociais sobre a profissão docente

O livro também analisa as representações sociais sobre a profissão docente. O autor identifica três grandes representações sociais sobre a profissão docente:

  • A primeira representação social é a do professor como um profissional que transmite conhecimento. Essa representação é baseada na ideia de que o professor é o detentor do conhecimento e que o aluno é o receptor passivo desse conhecimento.
  • A segunda representação social é a do professor como um profissional que facilita a aprendizagem. Essa representação é baseada na ideia de que o professor é um mediador entre o conhecimento e o aluno, e que o aluno é um sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento.
  • A terceira representação social é a do professor como um profissional que transforma a sociedade. Essa representação é baseada na ideia de que o professor é um agente de mudança social, e que a educação é uma ferramenta para a transformação da sociedade.

Relações de poder na formação de professores

O livro também analisa as relações de poder que permeiam o processo formativo. O autor identifica três grandes relações de poder na formação de professores:

  • A primeira relação de poder é a relação entre o professor e o aluno. Essa relação é baseada na hierarquia, na qual o professor é o detentor do poder e o aluno é o subordinado.
  • A segunda relação de poder é a relação entre o professor e a instituição de ensino. Essa relação é baseada na burocracia, na qual o professor é um funcionário da instituição e deve seguir as regras e normas estabelecidas pela instituição.
  • A terceira relação de poder é a relação entre o professor e a sociedade. Essa relação é baseada na ideologia, na qual o professor é um agente de transmissão dos valores e das crenças da sociedade.

Conclusão

O livro "Formação de Professores - Pesquisas, Representações e Poder" é uma obra fundamental para entender a formação de professores no Brasil. O autor analisa as pesquisas sobre o tema, as representações sociais sobre a profissão docente e as relações de poder que permeiam o processo formativo. O livro é uma leitura obrigatória para todos os interessados na formação de professores.

Sobre o autor

Julio Emilio Diniz Pereira é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Educação pela Universidade de Stanford. Suas áreas de pesquisa são: formação de professores, políticas educacionais e sociologia da educação.

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