Formação de Professores para o Próximo Milênio: Novo Locus? - Maisa Gomes Brandão Kullok
511 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos
Formação de Professores para o Próximo Milênio: Novo Locus?
O livro "Formação de Professores para o Próximo Milênio: Novo Locus?" de Maisa Gomes Brandão Kullok é uma obra fundamental para quem se interessa pela educação e pela formação de professores. A autora apresenta uma análise crítica da formação de professores no Brasil e no mundo, e propõe um novo modelo de formação que atenda às demandas do século XXI.
A crise da formação de professores
Kullok começa o livro descrevendo a crise da formação de professores no Brasil e no mundo. Ela aponta que os modelos tradicionais de formação de professores estão ultrapassados e não conseguem mais atender às demandas da sociedade contemporânea. Os professores precisam estar preparados para lidar com uma realidade cada vez mais complexa e desafiadora, e os modelos tradicionais de formação não estão conseguindo fornecer as ferramentas necessárias para isso.
Um novo modelo de formação de professores
Kullok propõe um novo modelo de formação de professores que se baseia em três pilares:
- Formação inicial de qualidade: Os professores precisam ter uma formação inicial de qualidade que lhes forneça os conhecimentos e habilidades necessários para exercer a profissão.
- Formação continuada: Os professores precisam continuar se formando ao longo da carreira para se manterem atualizados com as novas tendências e desafios da educação.
- Prática reflexiva: Os professores precisam desenvolver a capacidade de refletir sobre sua prática e aprender com suas experiências.
O papel da universidade na formação de professores
Kullok argumenta que a universidade tem um papel fundamental na formação de professores. A universidade é o espaço onde os professores podem adquirir os conhecimentos e habilidades necessários para exercer a profissão, e é também o espaço onde eles podem desenvolver a capacidade de refletir sobre sua prática e aprender com suas experiências.
O papel da escola na formação de professores
Kullok também argumenta que a escola tem um papel importante na formação de professores. A escola é o espaço onde os professores podem colocar em prática os conhecimentos e habilidades que adquiriram na universidade, e é também o espaço onde eles podem aprender com seus colegas e com seus alunos.
O papel do professor na formação de professores
Kullok argumenta que o professor tem um papel fundamental na formação de professores. O professor é o responsável por transmitir os conhecimentos e habilidades necessários para exercer a profissão, e é também o responsável por criar um ambiente de aprendizagem que estimule a reflexão e a aprendizagem.
Conclusão
Kullok conclui o livro afirmando que a formação de professores é um desafio complexo, mas que é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Ela argumenta que o novo modelo de formação de professores que ela propõe pode ajudar a superar os desafios da formação de professores e a preparar os professores para o próximo milênio.
Sobre a autora
Maisa Gomes Brandão Kullok é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É autora de diversos livros e artigos sobre formação de professores e educação.