Flora Brasílica - Orchidaceas - Fasc 10 - ( Vol Xii - VII -115-147 ) - F. C. Hoehne
Flora Brasílica - Orchidaceas - Fasc 10 - ( Vol Xii - VII -115-147 ) - F. C. Hoehne
O livro "Flora Brasílica - Orchidaceas - Fasc 10 - ( Vol Xii - VII -115-147 ) - F. C. Hoehne" é uma obra fundamental para o estudo das orquídeas brasileiras. Escrito pelo botânico Frederico Carlos Hoehne, o livro foi publicado em 1953 e é considerado uma das obras mais importantes sobre o assunto.
O autor
Frederico Carlos Hoehne (1882-1959) foi um botânico, zoólogo e naturalista brasileiro. Nascido em São Paulo, Hoehne estudou na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária de São Paulo, onde se formou em 1904. Após sua graduação, Hoehne trabalhou como botânico no Museu Paulista e no Instituto de Botânica de São Paulo.
Hoehne foi um pesquisador prolífico e publicou mais de 500 artigos científicos e livros. Suas obras mais importantes incluem "Flora Brasílica - Orchidaceas" (1953), "Iconografia de Orchidaceas do Brasil" (1949-1953) e "O Campo das Vertentes" (1941).
O livro
O livro "Flora Brasílica - Orchidaceas - Fasc 10 - ( Vol Xii - VII -115-147 ) - F. C. Hoehne" é o décimo fascículo da série "Flora Brasílica", publicada pelo Instituto de Botânica de São Paulo. O livro trata das orquídeas brasileiras, com descrições detalhadas de cada espécie, ilustrações e informações sobre sua distribuição geográfica.
O livro é dividido em duas partes. A primeira parte apresenta uma introdução às orquídeas, com informações sobre sua morfologia, classificação e distribuição geográfica. A segunda parte apresenta as descrições detalhadas das espécies de orquídeas brasileiras, organizadas em ordem alfabética.
As orquídeas brasileiras
O Brasil é um dos países com maior diversidade de orquídeas do mundo. Existem cerca de 3.500 espécies de orquídeas brasileiras, o que representa cerca de 10% da diversidade mundial. As orquídeas brasileiras são encontradas em todos os biomas do país, desde a Amazônia até o Pampa.
As orquídeas brasileiras são plantas de grande beleza e importância ecológica. Elas são polinizadas por insetos e aves, e suas sementes são dispersadas pelo vento e pelos animais. As orquídeas também são importantes para a manutenção da biodiversidade, pois fornecem alimento e abrigo para uma variedade de animais.