Capa do Livro Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque - Adélia Bezerra de Meneses

Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque - Adélia Bezerra de Meneses

468 palavras · 3 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Biografias e Memórias Poesia Artes

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Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque: Uma Análise da Representação da Mulher na Obra do Cantor e Compositor Brasileiro

O livro "Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque", de Adélia Bezerra de Meneses, é uma análise da representação da mulher na obra do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque. O livro é dividido em três partes, cada uma delas abordando um aspecto diferente da representação feminina na obra de Chico Buarque.

Parte I: A Mulher como Objeto de Desejo

A primeira parte do livro analisa a representação da mulher como objeto de desejo na obra de Chico Buarque. Meneses argumenta que, em muitas de suas canções, Chico Buarque retrata a mulher como um ser passivo e submisso, que existe apenas para satisfazer os desejos do homem. Ela cita como exemplo a canção "Olhos nos Olhos", em que o homem canta para a mulher: "Eu quero te amar, eu quero te amar / Eu quero te amar, eu quero te amar / Eu quero te amar, eu quero te amar / Eu quero te amar, eu quero te amar".

Parte II: A Mulher como Sujeito

A segunda parte do livro analisa a representação da mulher como sujeito na obra de Chico Buarque. Meneses argumenta que, em algumas de suas canções, Chico Buarque retrata a mulher como um ser ativo e independente, que não se submete aos desejos do homem. Ela cita como exemplo a canção "Construção", em que a mulher canta para o homem: "Eu sou mulher, eu sou mulher / Eu sou mulher, eu sou mulher / Eu sou mulher, eu sou mulher / Eu sou mulher, eu sou mulher".

Parte III: A Mulher como Outro

A terceira parte do livro analisa a representação da mulher como outro na obra de Chico Buarque. Meneses argumenta que, em algumas de suas canções, Chico Buarque retrata a mulher como um ser diferente do homem, que não pode ser compreendido por ele. Ela cita como exemplo a canção "Mulheres de Atenas", em que o homem canta para a mulher: "Eu não te entendo, eu não te entendo / Eu não te entendo, eu não te entendo / Eu não te entendo, eu não te entendo / Eu não te entendo, eu não te entendo".

Conclusão

O livro "Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque" é uma análise importante da representação da mulher na obra do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque. O livro mostra que Chico Buarque retrata a mulher de várias maneiras diferentes, desde como objeto de desejo até como sujeito ativo e independente. O livro também mostra que Chico Buarque não tem uma visão única da mulher, mas sim que ele a vê de várias maneiras diferentes, dependendo da canção.

O livro é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada na obra de Chico Buarque ou na representação da mulher na música popular brasileira.

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