Capa do Livro Febem, Família e Identidade o Lugar do Outro - Isabel da Silva Kahn Marin

Febem, Família e Identidade o Lugar do Outro - Isabel da Silva Kahn Marin

Febem, Família e Identidade: o Lugar do Outro

O livro "Febem, Família e Identidade: o Lugar do Outro", de Isabel da Silva Kahn Marin, é uma obra que aborda a questão da identidade de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a partir de uma pesquisa realizada em uma unidade da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) em São Paulo.

A autora parte da premissa de que a identidade é construída a partir das relações sociais e que, no caso dos adolescentes em situação de vulnerabilidade, essas relações são marcadas pela exclusão e pela violência. A partir dessa perspectiva, ela analisa como os adolescentes constroem suas identidades em meio a essas condições adversas.

O livro está dividido em três partes. Na primeira parte, a autora apresenta o contexto da pesquisa e discute os principais conceitos utilizados, como identidade, vulnerabilidade social e exclusão. Na segunda parte, ela analisa os dados coletados na pesquisa, que incluem entrevistas com adolescentes, funcionários da Febem e familiares dos adolescentes. Na terceira parte, ela apresenta suas conclusões e aponta para a necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão social dos adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A construção da identidade em meio à exclusão e à violência

A autora argumenta que a identidade dos adolescentes em situação de vulnerabilidade é construída a partir de uma série de fatores, entre os quais se destacam:

  • A relação com a família: a família é um importante espaço de construção da identidade, mas, no caso dos adolescentes em situação de vulnerabilidade, essa relação pode ser marcada pela violência e pela negligência.
  • A relação com a escola: a escola também é um importante espaço de construção da identidade, mas, no caso dos adolescentes em situação de vulnerabilidade, essa relação pode ser marcada pela evasão escolar e pelo fracasso escolar.
  • A relação com o grupo de pares: o grupo de pares é um importante espaço de construção da identidade, mas, no caso dos adolescentes em situação de vulnerabilidade, essa relação pode ser marcada pela violência e pela criminalidade.

A autora argumenta que esses fatores contribuem para a construção de uma identidade negativa nos adolescentes em situação de vulnerabilidade, o que pode levar à exclusão social e à violência.

Políticas públicas para a inclusão social dos adolescentes em situação de vulnerabilidade

A autora aponta para a necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão social dos adolescentes em situação de vulnerabilidade. Essas políticas devem incluir:

  • Programas de apoio à família: esses programas devem fornecer suporte às famílias para que elas possam cuidar adequadamente de seus filhos.
  • Programas de educação: esses programas devem garantir o acesso dos adolescentes em situação de vulnerabilidade à educação de qualidade.
  • Programas de inserção no mercado de trabalho: esses programas devem ajudar os adolescentes em situação de vulnerabilidade a encontrar emprego e a se sustentar.

A autora argumenta que essas políticas são essenciais para promover a inclusão social dos adolescentes em situação de vulnerabilidade e para prevenir a violência.

Conclusão

O livro "Febem, Família e Identidade: o Lugar do Outro" é uma obra importante que aborda a questão da identidade de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A autora analisa como os adolescentes constroem suas identidades em meio a condições adversas e aponta para a necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão social desses adolescentes. O livro é uma leitura essencial para todos aqueles que se interessam pela questão da vulnerabilidade social e da violência.


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