Capa do Livro Explorando o Discurso da Criança - Alessandra Del Ré

Explorando o Discurso da Criança - Alessandra Del Ré

710 palavras · 4 minutos tempo de leitura Linguística Literatura Brasileira Didáticos

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Explorando o Discurso da Criança: Um mergulho no mundo da linguagem infantil

Autora: Alessandra Del Ré

Editora: Cortez

Ano: 2019

Número de páginas: 240

Sinopse:

O livro "Explorando o Discurso da Criança", de Alessandra Del Ré, é um convite para mergulhar no universo da linguagem infantil. A autora, que é fonoaudióloga e doutora em Linguística, traz uma visão lúdica e envolvente sobre o desenvolvimento da linguagem nas crianças.

A obra é dividida em três partes. Na primeira, a autora apresenta os principais conceitos da Linguística e da Fonoaudiologia, que são essenciais para entender o desenvolvimento da linguagem infantil. Na segunda parte, ela aborda as diferentes etapas do desenvolvimento da linguagem, desde o nascimento até a adolescência. Na terceira parte, a autora discute os principais distúrbios da linguagem infantil e como eles podem ser tratados.

O livro é repleto de exemplos e atividades práticas, que ajudam o leitor a compreender melhor o desenvolvimento da linguagem infantil. Além disso, a autora traz reflexões sobre a importância da linguagem na vida das crianças e como ela pode influenciar no seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social.

Por que ler este livro?

"Explorando o Discurso da Criança" é um livro essencial para todos os profissionais que trabalham com crianças, como fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e professores. Também é uma leitura recomendada para pais e mães que querem entender melhor o desenvolvimento da linguagem dos seus filhos.

O livro é escrito de forma clara e acessível, o que o torna uma leitura agradável e prazerosa. Além disso, a autora traz uma visão atualizada sobre o desenvolvimento da linguagem infantil, baseada em pesquisas científicas recentes.

Alguns destaques do livro:

  • Apresentação dos principais conceitos da Linguística e da Fonoaudiologia, essenciais para entender o desenvolvimento da linguagem infantil.
  • Abordagem das diferentes etapas do desenvolvimento da linguagem, desde o nascimento até a adolescência.
  • Discussão dos principais distúrbios da linguagem infantil e como eles podem ser tratados.
  • Exemplos e atividades práticas que ajudam o leitor a compreender melhor o desenvolvimento da linguagem infantil.
  • Reflexões sobre a importância da linguagem na vida das crianças e como ela pode influenciar no seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social.

Se você está interessado em saber mais sobre o desenvolvimento da linguagem infantil, "Explorando o Discurso da Criança" é um livro que você não pode deixar de ler.

Parte 1: Conceitos básicos da Linguística e da Fonoaudiologia

Nesta parte do livro, a autora apresenta os principais conceitos da Linguística e da Fonoaudiologia, que são essenciais para entender o desenvolvimento da linguagem infantil. Alguns dos conceitos abordados são:

  • Linguagem: sistema de comunicação que utiliza símbolos para representar ideias e conceitos.
  • Fala: forma oral da linguagem.
  • Escrita: forma escrita da linguagem.
  • Fonologia: estudo dos sons da fala.
  • Morfologia: estudo da estrutura das palavras.
  • Sintaxe: estudo da organização das palavras em frases.
  • Semântica: estudo do significado das palavras e frases.
  • Pragmática: estudo do uso da linguagem em contextos sociais.

Parte 2: Etapas do desenvolvimento da linguagem

Nesta parte do livro, a autora aborda as diferentes etapas do desenvolvimento da linguagem, desde o nascimento até a adolescência. Algumas das etapas abordadas são:

  • Pré-linguagem: período que vai do nascimento até os 12 meses de idade, durante o qual o bebê emite sons não verbais, como choro, balbucio e gorgolejo.
  • Linguagem holofrástica: período que vai dos 12 aos 18 meses de idade, durante o qual o bebê começa a emitir palavras isoladas, que têm o significado de frases inteiras.
  • Linguagem telegráfica: período que vai dos 18 aos 24 meses de idade, durante o qual o bebê começa a combinar palavras para formar frases simples.
  • Linguagem de frases completas: período que vai dos 24 aos 36 meses de idade, durante o qual o bebê começa a produzir frases completas, com sujeito, verbo e objeto.
  • Linguagem adulta: período que vai dos 36 meses de idade até a adolescência, durante o qual a criança desenvolve a capacidade de usar a linguagem de forma fluente e complexa.

Parte 3: Distúrbios da linguagem infantil

Nesta parte do livro, a autora discute os principais distúrbios da linguagem infantil e como eles podem ser tratados. Alguns dos distúrbios abordados são:

  • Dislalia: dificuldade em pronunciar corretamente os sons da fala.
  • Dislexia: dificuldade em aprender a ler e escrever.
  • Disgrafia: dificuldade em escrever corretamente.
  • Gagueira: distúrbio da fluência da fala.
  • **Af

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