Explorando o Discurso da Criança - Alessandra Del Ré
710 palavras · 4 minutos tempo de leitura Linguística Literatura Brasileira Didáticos
Explorando o Discurso da Criança: Um mergulho no mundo da linguagem infantil
Autora: Alessandra Del Ré
Editora: Cortez
Ano: 2019
Número de páginas: 240
Sinopse:
O livro "Explorando o Discurso da Criança", de Alessandra Del Ré, é um convite para mergulhar no universo da linguagem infantil. A autora, que é fonoaudióloga e doutora em Linguística, traz uma visão lúdica e envolvente sobre o desenvolvimento da linguagem nas crianças.
A obra é dividida em três partes. Na primeira, a autora apresenta os principais conceitos da Linguística e da Fonoaudiologia, que são essenciais para entender o desenvolvimento da linguagem infantil. Na segunda parte, ela aborda as diferentes etapas do desenvolvimento da linguagem, desde o nascimento até a adolescência. Na terceira parte, a autora discute os principais distúrbios da linguagem infantil e como eles podem ser tratados.
O livro é repleto de exemplos e atividades práticas, que ajudam o leitor a compreender melhor o desenvolvimento da linguagem infantil. Além disso, a autora traz reflexões sobre a importância da linguagem na vida das crianças e como ela pode influenciar no seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social.
Por que ler este livro?
"Explorando o Discurso da Criança" é um livro essencial para todos os profissionais que trabalham com crianças, como fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e professores. Também é uma leitura recomendada para pais e mães que querem entender melhor o desenvolvimento da linguagem dos seus filhos.
O livro é escrito de forma clara e acessível, o que o torna uma leitura agradável e prazerosa. Além disso, a autora traz uma visão atualizada sobre o desenvolvimento da linguagem infantil, baseada em pesquisas científicas recentes.
Alguns destaques do livro:
- Apresentação dos principais conceitos da Linguística e da Fonoaudiologia, essenciais para entender o desenvolvimento da linguagem infantil.
- Abordagem das diferentes etapas do desenvolvimento da linguagem, desde o nascimento até a adolescência.
- Discussão dos principais distúrbios da linguagem infantil e como eles podem ser tratados.
- Exemplos e atividades práticas que ajudam o leitor a compreender melhor o desenvolvimento da linguagem infantil.
- Reflexões sobre a importância da linguagem na vida das crianças e como ela pode influenciar no seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social.
Se você está interessado em saber mais sobre o desenvolvimento da linguagem infantil, "Explorando o Discurso da Criança" é um livro que você não pode deixar de ler.
Parte 1: Conceitos básicos da Linguística e da Fonoaudiologia
Nesta parte do livro, a autora apresenta os principais conceitos da Linguística e da Fonoaudiologia, que são essenciais para entender o desenvolvimento da linguagem infantil. Alguns dos conceitos abordados são:
- Linguagem: sistema de comunicação que utiliza símbolos para representar ideias e conceitos.
- Fala: forma oral da linguagem.
- Escrita: forma escrita da linguagem.
- Fonologia: estudo dos sons da fala.
- Morfologia: estudo da estrutura das palavras.
- Sintaxe: estudo da organização das palavras em frases.
- Semântica: estudo do significado das palavras e frases.
- Pragmática: estudo do uso da linguagem em contextos sociais.
Parte 2: Etapas do desenvolvimento da linguagem
Nesta parte do livro, a autora aborda as diferentes etapas do desenvolvimento da linguagem, desde o nascimento até a adolescência. Algumas das etapas abordadas são:
- Pré-linguagem: período que vai do nascimento até os 12 meses de idade, durante o qual o bebê emite sons não verbais, como choro, balbucio e gorgolejo.
- Linguagem holofrástica: período que vai dos 12 aos 18 meses de idade, durante o qual o bebê começa a emitir palavras isoladas, que têm o significado de frases inteiras.
- Linguagem telegráfica: período que vai dos 18 aos 24 meses de idade, durante o qual o bebê começa a combinar palavras para formar frases simples.
- Linguagem de frases completas: período que vai dos 24 aos 36 meses de idade, durante o qual o bebê começa a produzir frases completas, com sujeito, verbo e objeto.
- Linguagem adulta: período que vai dos 36 meses de idade até a adolescência, durante o qual a criança desenvolve a capacidade de usar a linguagem de forma fluente e complexa.
Parte 3: Distúrbios da linguagem infantil
Nesta parte do livro, a autora discute os principais distúrbios da linguagem infantil e como eles podem ser tratados. Alguns dos distúrbios abordados são:
- Dislalia: dificuldade em pronunciar corretamente os sons da fala.
- Dislexia: dificuldade em aprender a ler e escrever.
- Disgrafia: dificuldade em escrever corretamente.
- Gagueira: distúrbio da fluência da fala.
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