Estrutura do Ensino de 1º Grau - a Proposta e a Realidade

Marina Graziela Feldmann

Introdução

O livro "Estrutura do Ensino de 1º Grau - a Proposta e a Realidade", de Marina Graziela Feldmann, é uma análise crítica da reforma do ensino de 1º grau implementada no Brasil em 1971. A autora argumenta que a reforma foi mal concebida e mal implementada, e que resultou em uma queda na qualidade do ensino.

A Proposta

A reforma do ensino de 1º grau de 1971 foi baseada em uma série de princípios, incluindo:

  • A democratização do ensino, com o objetivo de garantir o acesso de todos os alunos à educação de qualidade;
  • A flexibilização do currículo, com o objetivo de permitir que os alunos escolhessem as disciplinas que mais lhes interessavam;
  • A valorização da educação profissionalizante, com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho.

A Realidade

A reforma do ensino de 1º grau de 1971 não conseguiu atingir seus objetivos. A democratização do ensino não foi alcançada, pois a maioria dos alunos continuou a não ter acesso à educação de qualidade. A flexibilização do currículo levou à fragmentação do conhecimento, e a valorização da educação profissionalizante resultou em uma diminuição da qualidade do ensino geral.

As Consequências

A reforma do ensino de 1º grau de 1971 teve uma série de consequências negativas, incluindo:

  • A queda na qualidade do ensino;
  • O aumento da evasão escolar;
  • O aumento da desigualdade social.

A Proposta de Feldmann

Feldmann propõe uma série de medidas para melhorar o ensino de 1º grau, incluindo:

  • A revisão do currículo, com o objetivo de torná-lo mais integrado e menos fragmentado;
  • A valorização da educação geral, com o objetivo de garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade;
  • A melhoria da formação dos professores, com o objetivo de garantir que eles estejam preparados para ensinar de forma eficaz.

Conclusão

O livro "Estrutura do Ensino de 1º Grau - a Proposta e a Realidade", de Marina Graziela Feldmann, é uma análise crítica da reforma do ensino de 1º grau implementada no Brasil em 1971. A autora argumenta que a reforma foi mal concebida e mal implementada, e que resultou em uma queda na qualidade do ensino. Feldmann propõe uma série de medidas para melhorar o ensino de 1º grau, incluindo a revisão do currículo, a valorização da educação geral e a melhoria da formação dos professores.