
Estarão as prisões obsoletas? - Davis, Angela
Estarão as Prisões Obsoletas?
O livro "Estarão as Prisões Obsoletas?" de Angela Davis é uma análise crítica do sistema prisional dos Estados Unidos e de suas consequências para a sociedade. Davis argumenta que as prisões são instituições desumanas e ineficazes que não conseguem reabilitar os presos e, na verdade, contribuem para o aumento da criminalidade.
O Sistema Prisional dos Estados Unidos
O sistema prisional dos Estados Unidos é o maior do mundo, com mais de 2 milhões de pessoas encarceradas. Isso significa que os Estados Unidos têm a maior taxa de encarceramento do mundo, com 698 pessoas presas para cada 100.000 habitantes.
O sistema prisional dos Estados Unidos é caro, custando aos contribuintes bilhões de dólares a cada ano. Esse dinheiro poderia ser melhor gasto em educação, saúde e outros programas sociais que beneficiariam a todos, em vez de ser usado para manter pessoas presas.
As Prisões são Desumanas
As prisões são instituições desumanas que violam os direitos humanos dos presos. Os presos são submetidos a condições de vida precárias, com celas superlotadas, falta de higiene e alimentação inadequada. Eles também são frequentemente vítimas de violência física e sexual por parte dos guardas e de outros presos.
As Prisões são Ineficazes
As prisões não conseguem reabilitar os presos e, na verdade, contribuem para o aumento da criminalidade. Os presos são muitas vezes libertados sem qualquer tipo de apoio ou assistência, o que os torna mais propensos a reincidir no crime.
Alternativas às Prisões
Davis argumenta que existem alternativas às prisões que são mais humanas e eficazes. Essas alternativas incluem programas de justiça restaurativa, que se concentram em reparar o dano causado pelo crime e reintegrar o infrator na sociedade, e programas de tratamento de drogas e álcool, que ajudam os presos a superar seus problemas de dependência.
Conclusão
Davis conclui que as prisões são instituições obsoletas que não conseguem cumprir seus objetivos. Ela argumenta que é hora de repensar o sistema prisional e investir em alternativas mais humanas e eficazes.
Sobre a Autora
Angela Davis é uma ativista política, filósofa e professora americana. Ela é uma das principais vozes do movimento pelos direitos civis e contra a violência policial nos Estados Unidos. Davis também é autora de vários livros, incluindo "Mulheres, Raça e Classe" e "A Liberdade é uma Luta Constante".