Estado e Educação Popular - Celso de Rui Beisiegel
Estado e Educação Popular: Uma Análise Crítica
O livro "Estado e Educação Popular", de Celso de Rui Beisiegel, é uma análise crítica da relação entre o Estado e a educação popular no Brasil. O autor argumenta que o Estado tem sido um obstáculo à educação popular, pois tem se apropriado dela e a transformado em um instrumento de controle social.
O Papel do Estado na Educação Popular
O Estado tem desempenhado um papel importante na educação popular no Brasil desde o início do século XX. O Estado criou escolas públicas e programas de educação para adultos, e também financiou organizações não governamentais (ONGs) que trabalham com educação popular.
No entanto, o autor argumenta que o Estado não tem sido um aliado da educação popular. O Estado tem se apropriado da educação popular e a transformado em um instrumento de controle social. O Estado tem usado a educação popular para promover sua própria ideologia e para legitimar seu poder.
A Educação Popular como Instrumento de Controle Social
O autor apresenta uma série de exemplos de como o Estado tem usado a educação popular como instrumento de controle social. Por exemplo, o Estado tem usado a educação popular para promover a ideologia do nacionalismo e do militarismo. O Estado também tem usado a educação popular para legitimar seu poder, por exemplo, por meio da criação de escolas públicas que ensinam a história oficial do país.
A Educação Popular como Instrumento de Emancipação
O autor argumenta que a educação popular pode ser um instrumento de emancipação, mas que para isso ela precisa ser independente do Estado. A educação popular precisa ser controlada pelas próprias comunidades, e não pelo Estado. A educação popular precisa ser usada para promover a conscientização crítica e a participação política das pessoas.
Conclusão
O livro "Estado e Educação Popular" é uma análise crítica importante da relação entre o Estado e a educação popular no Brasil. O autor argumenta que o Estado tem sido um obstáculo à educação popular, pois tem se apropriado dela e a transformado em um instrumento de controle social. O autor defende que a educação popular precisa ser independente do Estado para que possa ser um instrumento de emancipação.
Sobre o Autor
Celso de Rui Beisiegel é um sociólogo brasileiro que tem se dedicado ao estudo da educação popular. Ele é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de vários livros sobre educação popular, entre eles "Educação Popular e Democracia" (1986) e "Educação Popular e Movimentos Sociais" (1992).