Esperando não se sabe o quê - Jorge Larrosa
470 palavras · 3 minutos tempo de leitura Literatura Estrangeira
Esperando não se sabe o quê: Uma jornada filosófica sobre a educação
O livro "Esperando não se sabe o quê" de Jorge Larrosa é uma obra filosófica que explora a relação entre educação e espera. O autor argumenta que a educação é um processo de espera, no qual os alunos esperam aprender e os professores esperam que os alunos aprendam. No entanto, essa espera não é passiva, mas sim ativa e criativa. É uma espera que gera novas possibilidades e transformações.
A educação como espera
Larrosa começa seu livro discutindo a natureza da educação. Ele argumenta que a educação não é simplesmente a transmissão de conhecimento, mas sim um processo de formação humana. A educação é o que nos permite tornar-nos pessoas mais completas e realizadas.
No entanto, a educação não é um processo fácil. É um processo que exige esforço, dedicação e, acima de tudo, paciência. É um processo de espera.
A espera ativa
A espera na educação não é uma espera passiva, mas sim ativa e criativa. É uma espera que gera novas possibilidades e transformações.
Quando esperamos, estamos abertos ao novo. Estamos dispostos a aprender e a mudar. Estamos dispostos a nos transformar.
A espera é também um tempo de reflexão. É um tempo para pensar sobre o que queremos aprender e sobre como queremos aprender. É um tempo para pensar sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor.
A espera transformadora
A espera na educação é transformadora. É um processo que nos permite tornar-nos pessoas mais completas e realizadas.
Quando esperamos, estamos nos abrindo para o novo. Estamos nos permitindo mudar e nos transformar. Estamos nos permitindo crescer.
A espera é um processo difícil, mas é um processo necessário. É um processo que nos permite tornar-nos pessoas melhores.
Conclusão
"Esperando não se sabe o quê" é um livro filosófico profundo e desafiador que explora a relação entre educação e espera. O autor argumenta que a educação é um processo de espera, no qual os alunos esperam aprender e os professores esperam que os alunos aprendam. No entanto, essa espera não é passiva, mas sim ativa e criativa. É uma espera que gera novas possibilidades e transformações.
O livro é uma leitura essencial para todos os interessados em educação. É um livro que nos faz pensar sobre a natureza da educação e sobre o papel da espera no processo educativo. É um livro que nos desafia a pensar sobre o que queremos aprender e sobre como queremos aprender. É um livro que nos inspira a nos tornarmos pessoas melhores.
Sobre o autor
Jorge Larrosa é um filósofo espanhol que se dedica ao estudo da educação. Ele é professor da Universidade de Barcelona e autor de vários livros sobre educação, incluindo "Pedagogia Profana", "A Experiência da Educação" e "A Escola e a Cidade".