Ensino de Português: Fundamentos, Percursos, Objetos - José Carlos de Azeredo
330 palavras · 2 minutos tempo de leitura Didáticos Linguística Literatura Brasileira
Ensino de Português: Fundamentos, Percursos, Objetos
O livro "Ensino de Português: Fundamentos, Percursos, Objetos", de José Carlos de Azeredo, é uma obra fundamental para quem se interessa pelo ensino da língua portuguesa. O livro aborda os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de português, bem como os diferentes percursos e objetos que podem ser trabalhados em sala de aula.
Fundamentos do Ensino de Português
A primeira parte do livro discute os fundamentos do ensino de português. Azeredo aborda questões como a natureza da língua portuguesa, os objetivos do ensino de português e os diferentes métodos de ensino. O autor também discute a importância da formação do professor de português e as principais tendências da educação linguística.
Percursos do Ensino de Português
A segunda parte do livro apresenta os diferentes percursos que podem ser trabalhados em sala de aula. Azeredo discute a importância da leitura, da escrita, da gramática e da oralidade. O autor também apresenta diferentes estratégias para trabalhar esses conteúdos em sala de aula.
Objetos do Ensino de Português
A terceira parte do livro discute os diferentes objetos que podem ser trabalhados em sala de aula. Azeredo discute a importância de trabalhar com textos literários, textos não literários, gêneros textuais e discursos. O autor também apresenta diferentes estratégias para trabalhar esses objetos em sala de aula.
Conclusão
O livro "Ensino de Português: Fundamentos, Percursos, Objetos" é uma obra fundamental para quem se interessa pelo ensino da língua portuguesa. O livro aborda os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de português, bem como os diferentes percursos e objetos que podem ser trabalhados em sala de aula. A obra é uma referência para professores, pesquisadores e estudantes da área de educação linguística.
Sobre o Autor
José Carlos de Azeredo é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Letras pela USP e pós-doutor pela Universidade de Paris 8. Azeredo é autor de diversos livros e artigos sobre ensino de português, linguística e educação.