Teorias de Instrução Programada e Laboratórios de Línguas - Raymond Lamérand
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Teorias de Instrução Programada e Laboratórios de Línguas
O livro "Teorias de Instrução Programada e Laboratórios de Línguas", de Raymond Lamérand, é uma obra fundamental para entender a história e a evolução do ensino de línguas. Publicado em 1972, o livro apresenta uma análise crítica das teorias de instrução programada e sua aplicação no ensino de línguas.
A Instrução Programada
A instrução programada é um método de ensino que se baseia na apresentação de informações em pequenas unidades, seguidas de perguntas ou exercícios que permitem ao aluno verificar se compreendeu o conteúdo. Esse método foi desenvolvido na década de 1950 por B. F. Skinner, um psicólogo americano que estudava o comportamento humano.
Os Laboratórios de Línguas
Os laboratórios de línguas são espaços equipados com recursos audiovisuais que permitem aos alunos praticar a língua estrangeira de forma individualizada. Esses laboratórios foram criados na década de 1960, como uma forma de complementar o ensino tradicional de línguas.
A Crítica de Lamérand
Lamérand critica as teorias de instrução programada e os laboratórios de línguas por serem baseados em uma visão behaviorista do ensino de línguas. Essa visão considera o aluno como um receptor passivo de informações, que deve ser moldado por meio de estímulos e reforços.
Lamérand argumenta que o ensino de línguas deve ser baseado em uma visão cognitiva, que considera o aluno como um sujeito ativo que constrói seu conhecimento. Ele propõe uma abordagem comunicativa do ensino de línguas, que enfatiza a interação entre os alunos e o uso da língua em situações reais.
A Importância do Livro
O livro "Teorias de Instrução Programada e Laboratórios de Línguas" é uma obra importante para entender a história e a evolução do ensino de línguas. O livro apresenta uma análise crítica das teorias de instrução programada e sua aplicação no ensino de línguas, e propõe uma abordagem comunicativa do ensino de línguas.
Conclusão
O livro "Teorias de Instrução Programada e Laboratórios de Línguas" é uma leitura essencial para professores de línguas, pesquisadores e estudantes que se interessam pelo ensino de línguas. O livro oferece uma visão crítica das teorias de instrução programada e sua aplicação no ensino de línguas, e propõe uma abordagem comunicativa do ensino de línguas.