Repensando a Leitura na Escola - um Outro Mosaico - Maurício da Silva
448 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Literatura Brasileira Didáticos
Repensando a Leitura na Escola - Um Outro Mosaico
Introdução
O livro "Repensando a Leitura na Escola - Um Outro Mosaico", de Maurício da Silva, é uma obra fundamental para todos os educadores que desejam promover uma educação de qualidade e significativa para seus alunos. O autor apresenta uma visão inovadora sobre o ensino da leitura, baseada na ideia de que a leitura é um processo complexo e multifacetado que envolve muito mais do que a simples decodificação de palavras.
A Leitura como Processo
Maurício da Silva argumenta que a leitura é um processo ativo e construtivo, no qual o leitor interage com o texto e constrói significados a partir dele. O autor enfatiza a importância de desenvolver nos alunos estratégias de leitura, como a antecipação, a inferência e a verificação, para que eles possam compreender melhor os textos que leem.
A Leitura como Prática Social
O autor também destaca a importância da leitura como prática social, ou seja, como uma atividade que é realizada em um contexto social e cultural específico. Ele argumenta que a leitura é influenciada por fatores como a classe social, a raça, o gênero e a cultura, e que é importante levar esses fatores em consideração no ensino da leitura.
A Leitura como Fonte de Prazer
Maurício da Silva também enfatiza a importância de promover o prazer pela leitura nos alunos. Ele argumenta que a leitura deve ser uma atividade prazerosa e gratificante, e que os educadores devem criar oportunidades para que os alunos possam desenvolver o gosto pela leitura.
O Papel do Educador
O autor conclui o livro discutindo o papel do educador no ensino da leitura. Ele argumenta que o educador deve ser um mediador entre o texto e o aluno, e que deve ajudar o aluno a construir significados a partir do texto. O educador também deve criar um ambiente de aprendizagem propício à leitura, e deve promover o prazer pela leitura nos alunos.
Conclusão
"Repensando a Leitura na Escola - Um Outro Mosaico" é uma obra essencial para todos os educadores que desejam promover uma educação de qualidade e significativa para seus alunos. O livro apresenta uma visão inovadora sobre o ensino da leitura, baseada na ideia de que a leitura é um processo complexo e multifacetado que envolve muito mais do que a simples decodificação de palavras. O autor enfatiza a importância de desenvolver nos alunos estratégias de leitura, de promover a leitura como prática social e de incentivar o prazer pela leitura. O livro também discute o papel do educador no ensino da leitura, e argumenta que o educador deve ser um mediador entre o texto e o aluno, e que deve criar um ambiente de aprendizagem propício à leitura.