Capa do Livro Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget - Constance Kamii / Georgia Declark

Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget - Constance Kamii / Georgia Declark

Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget

O livro "Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget", de Constance Kamii e Georgia Declark, é uma obra fundamental para educadores e pesquisadores interessados em compreender o desenvolvimento do pensamento matemático em crianças. As autoras apresentam uma análise crítica da educação matemática tradicional e propõem uma abordagem inovadora baseada na teoria de Jean Piaget.

A educação matemática tradicional

A educação matemática tradicional é baseada na ideia de que as crianças aprendem matemática por meio da memorização de fatos e procedimentos. As aulas são geralmente expositivas, com o professor explicando os conceitos e os alunos ouvindo e tomando notas. Esse tipo de ensino não leva em conta o desenvolvimento cognitivo das crianças e não as ajuda a desenvolver uma compreensão profunda da matemática.

A teoria de Piaget

A teoria de Piaget descreve o desenvolvimento cognitivo das crianças em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Cada estágio é caracterizado por diferentes habilidades cognitivas e formas de pensar.

No estágio sensório-motor, as crianças aprendem por meio de suas experiências sensoriais e motoras. Elas exploram o mundo ao seu redor e aprendem a manipular objetos.

No estágio pré-operatório, as crianças começam a usar a linguagem e a representar mentalmente os objetos. Elas conseguem pensar sobre coisas que não estão presentes fisicamente, mas ainda têm dificuldade em entender conceitos abstratos.

No estágio operatório concreto, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre objetos concretos. Elas conseguem entender conceitos como conservação de massa e volume, e conseguem resolver problemas matemáticos simples.

No estágio operatório formal, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar abstratamente e de raciocinar sobre hipóteses. Elas conseguem entender conceitos matemáticos complexos e resolver problemas matemáticos desafiadores.

A abordagem de Kamii e Declark

Kamii e Declark argumentam que a educação matemática tradicional não leva em conta o desenvolvimento cognitivo das crianças e não as ajuda a desenvolver uma compreensão profunda da matemática. Elas propõem uma abordagem inovadora baseada na teoria de Piaget que enfatiza a aprendizagem ativa e a construção do conhecimento.

Na abordagem de Kamii e Declark, as crianças aprendem matemática por meio de atividades que as desafiam a pensar e a resolver problemas. Elas são incentivadas a explorar o mundo ao seu redor e a fazer conexões entre diferentes conceitos matemáticos. As aulas são geralmente baseadas em projetos, e os alunos trabalham em grupos para resolver problemas e compartilhar suas ideias.

Os benefícios da abordagem de Kamii e Declark

A abordagem de Kamii e Declark tem sido amplamente pesquisada e demonstrou ter vários benefícios para as crianças. As crianças que aprendem matemática usando essa abordagem desenvolvem uma compreensão mais profunda da matemática, são mais capazes de resolver problemas e têm mais confiança em suas habilidades matemáticas.

Conclusão

"Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget" é uma obra essencial para educadores e pesquisadores interessados em compreender o desenvolvimento do pensamento matemático em crianças. As autoras apresentam uma análise crítica da educação matemática tradicional e propõem uma abordagem inovadora baseada na teoria de Jean Piaget. Essa abordagem tem sido amplamente pesquisada e demonstrou ter vários benefícios para as crianças.


Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços