Psicopedagogia Institucional Aplicada - Eloisa Quadros Fagali e Zélia del Rio do Vale
Psicopedagogia Institucional Aplicada: Uma Abordagem Transformadora
A Psicopedagogia Institucional Aplicada é um livro que aborda a educação de uma forma inovadora e transformadora. Escrito por Eloisa Quadros Fagali e Zélia del Rio do Vale, o livro propõe uma visão sistêmica da educação, considerando a escola como um espaço de interação social e cultural, onde os alunos aprendem não apenas conteúdos acadêmicos, mas também valores, atitudes e comportamentos.
Uma Visão Sistêmica da Educação
A Psicopedagogia Institucional Aplicada parte do princípio de que a escola é um sistema complexo, composto por diversos elementos que interagem entre si. Esses elementos incluem os alunos, os professores, os funcionários, a administração, a comunidade e o contexto social e cultural em que a escola está inserida.
Para entender como a escola funciona, é preciso considerar todos esses elementos e as relações que se estabelecem entre eles. A Psicopedagogia Institucional Aplicada propõe uma abordagem sistêmica da educação, que considera a escola como um todo e busca compreender como os diferentes elementos do sistema interagem entre si.
A Escola como Espaço de Interação Social e Cultural
A escola é um espaço de interação social e cultural, onde os alunos aprendem não apenas conteúdos acadêmicos, mas também valores, atitudes e comportamentos. A Psicopedagogia Institucional Aplicada enfatiza a importância da interação social para o desenvolvimento dos alunos.
A interação social permite que os alunos aprendam a se relacionar com os outros, a cooperar, a resolver conflitos e a desenvolver habilidades sociais. A escola também é um espaço de transmissão cultural, onde os alunos aprendem sobre a história, a cultura e os valores da sociedade em que vivem.
A Psicopedagogia Institucional Aplicada na Prática
A Psicopedagogia Institucional Aplicada pode ser aplicada em diferentes contextos educacionais, desde a educação infantil até o ensino superior. O livro apresenta diversos exemplos de como a Psicopedagogia Institucional Aplicada pode ser usada para melhorar a qualidade da educação.
Um dos exemplos apresentados no livro é o projeto "Escola Viva", que foi desenvolvido em uma escola pública de São Paulo. O projeto "Escola Viva" tinha como objetivo melhorar o desempenho dos alunos e reduzir a evasão escolar. Para isso, o projeto implementou uma série de mudanças na escola, como a adoção de uma abordagem interdisciplinar, a criação de espaços de aprendizagem colaborativa e o envolvimento da comunidade na vida escolar.
O projeto "Escola Viva" foi um sucesso e conseguiu melhorar significativamente o desempenho dos alunos e reduzir a evasão escolar. O projeto mostrou que a Psicopedagogia Institucional Aplicada pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a educação.
Conclusão
A Psicopedagogia Institucional Aplicada é um livro essencial para todos os educadores que desejam transformar a educação. O livro apresenta uma visão inovadora e transformadora da educação, que considera a escola como um espaço de interação social e cultural, onde os alunos aprendem não apenas conteúdos acadêmicos, mas também valores, atitudes e comportamentos.
A Psicopedagogia Institucional Aplicada pode ser aplicada em diferentes contextos educacionais e pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade da educação.