Capa do Livro Psicologia e Ensino de Línguas - Wilga M. Rivers

Psicologia e Ensino de Línguas - Wilga M. Rivers

487 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos

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Psicologia e Ensino de Línguas: Uma Abordagem Comunicativa

O livro "Psicologia e Ensino de Línguas: Uma Abordagem Comunicativa", de Wilga M. Rivers, é uma obra fundamental para entender a relação entre a psicologia e o ensino de línguas. Publicado pela primeira vez em 1987, o livro continua sendo uma referência para professores, pesquisadores e estudantes da área.

A Abordagem Comunicativa

A abordagem comunicativa é um método de ensino de línguas que enfatiza a comunicação real e autêntica. O objetivo é que os alunos sejam capazes de se comunicar efetivamente em uma língua estrangeira, em vez de apenas decorar regras gramaticais e vocabulário.

Os Princípios da Abordagem Comunicativa

A abordagem comunicativa é baseada em vários princípios, incluindo:

  • Ênfase na comunicação real: O ensino de línguas deve se concentrar em atividades que simulam a comunicação real, como conversas, debates e apresentações.
  • Aprendizagem ativa: Os alunos devem ser participantes ativos no processo de aprendizagem, em vez de apenas ouvintes passivos.
  • Uso de materiais autênticos: Os materiais usados no ensino de línguas devem ser autênticos, como textos, vídeos e áudios de fontes reais.
  • Feedback corretivo: Os alunos devem receber feedback corretivo sobre seus erros, para que possam aprender com eles.
  • Aprendizagem cooperativa: Os alunos devem ter oportunidades de trabalhar juntos em grupos, para que possam compartilhar ideias e aprender uns com os outros.

As Vantagens da Abordagem Comunicativa

A abordagem comunicativa tem várias vantagens, incluindo:

  • Maior motivação: Os alunos são mais motivados a aprender uma língua estrangeira quando eles podem ver a relevância prática do que estão aprendendo.
  • Maior eficiência: A abordagem comunicativa é mais eficiente do que métodos tradicionais de ensino de línguas, pois os alunos aprendem a se comunicar de forma mais rápida e eficaz.
  • Maior satisfação: Os alunos ficam mais satisfeitos com o aprendizado de uma língua estrangeira quando eles podem usar suas habilidades para se comunicar com outras pessoas.

A Abordagem Comunicativa na Prática

A abordagem comunicativa pode ser implementada em sala de aula de várias maneiras. Algumas atividades que podem ser usadas incluem:

  • Conversas em pares: Os alunos conversam entre si sobre um tópico específico, usando a língua estrangeira.
  • Debates: Os alunos debatem um tópico controverso, usando a língua estrangeira.
  • Apresentações: Os alunos fazem apresentações sobre um tópico específico, usando a língua estrangeira.
  • Leitura de textos autênticos: Os alunos leem textos autênticos, como artigos de jornais, revistas e livros, na língua estrangeira.
  • Audição de áudios autênticos: Os alunos ouvem áudios autênticos, como entrevistas, podcasts e programas de rádio, na língua estrangeira.
  • Visualização de vídeos autênticos: Os alunos assistem a vídeos autênticos, como filmes, documentários e programas de TV, na língua estrangeira.

Conclusão

O livro "Psicologia e Ensino de Línguas: Uma Abordagem Comunicativa", de Wilga M. Rivers, é uma obra essencial para entender a relação entre a psicologia e o ensino de línguas. A abordagem comunicativa é um método eficaz e motivador de ensino de línguas, que pode ser implementado em sala de aula de várias maneiras.

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