Psicologia e Ensino de Línguas - Wilga M. Rivers
487 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos
Psicologia e Ensino de Línguas: Uma Abordagem Comunicativa
O livro "Psicologia e Ensino de Línguas: Uma Abordagem Comunicativa", de Wilga M. Rivers, é uma obra fundamental para entender a relação entre a psicologia e o ensino de línguas. Publicado pela primeira vez em 1987, o livro continua sendo uma referência para professores, pesquisadores e estudantes da área.
A Abordagem Comunicativa
A abordagem comunicativa é um método de ensino de línguas que enfatiza a comunicação real e autêntica. O objetivo é que os alunos sejam capazes de se comunicar efetivamente em uma língua estrangeira, em vez de apenas decorar regras gramaticais e vocabulário.
Os Princípios da Abordagem Comunicativa
A abordagem comunicativa é baseada em vários princípios, incluindo:
- Ênfase na comunicação real: O ensino de línguas deve se concentrar em atividades que simulam a comunicação real, como conversas, debates e apresentações.
- Aprendizagem ativa: Os alunos devem ser participantes ativos no processo de aprendizagem, em vez de apenas ouvintes passivos.
- Uso de materiais autênticos: Os materiais usados no ensino de línguas devem ser autênticos, como textos, vídeos e áudios de fontes reais.
- Feedback corretivo: Os alunos devem receber feedback corretivo sobre seus erros, para que possam aprender com eles.
- Aprendizagem cooperativa: Os alunos devem ter oportunidades de trabalhar juntos em grupos, para que possam compartilhar ideias e aprender uns com os outros.
As Vantagens da Abordagem Comunicativa
A abordagem comunicativa tem várias vantagens, incluindo:
- Maior motivação: Os alunos são mais motivados a aprender uma língua estrangeira quando eles podem ver a relevância prática do que estão aprendendo.
- Maior eficiência: A abordagem comunicativa é mais eficiente do que métodos tradicionais de ensino de línguas, pois os alunos aprendem a se comunicar de forma mais rápida e eficaz.
- Maior satisfação: Os alunos ficam mais satisfeitos com o aprendizado de uma língua estrangeira quando eles podem usar suas habilidades para se comunicar com outras pessoas.
A Abordagem Comunicativa na Prática
A abordagem comunicativa pode ser implementada em sala de aula de várias maneiras. Algumas atividades que podem ser usadas incluem:
- Conversas em pares: Os alunos conversam entre si sobre um tópico específico, usando a língua estrangeira.
- Debates: Os alunos debatem um tópico controverso, usando a língua estrangeira.
- Apresentações: Os alunos fazem apresentações sobre um tópico específico, usando a língua estrangeira.
- Leitura de textos autênticos: Os alunos leem textos autênticos, como artigos de jornais, revistas e livros, na língua estrangeira.
- Audição de áudios autênticos: Os alunos ouvem áudios autênticos, como entrevistas, podcasts e programas de rádio, na língua estrangeira.
- Visualização de vídeos autênticos: Os alunos assistem a vídeos autênticos, como filmes, documentários e programas de TV, na língua estrangeira.
Conclusão
O livro "Psicologia e Ensino de Línguas: Uma Abordagem Comunicativa", de Wilga M. Rivers, é uma obra essencial para entender a relação entre a psicologia e o ensino de línguas. A abordagem comunicativa é um método eficaz e motivador de ensino de línguas, que pode ser implementado em sala de aula de várias maneiras.