Capa do Livro Presença da Literatura Portuguesa - Modernismo - Massaud Moisés

Presença da Literatura Portuguesa - Modernismo - Massaud Moisés

431 palavras · 3 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Biografias e Memórias Literatura Estrangeira

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Modernismo: Uma Revolução Literária

O Modernismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na Europa no início do século XX e se espalhou rapidamente para o Brasil. Em Portugal, o Modernismo chegou por volta de 1915 e durou até meados da década de 1930.

O Modernismo rompeu com os padrões estéticos e temáticos do passado e propôs uma nova forma de fazer arte e literatura. Os modernistas buscavam criar uma arte que fosse mais livre, experimental e reflexiva.

Características do Modernismo

As principais características do Modernismo são:

  • Ruptura com o passado: os modernistas rejeitaram os valores e as formas de expressão artísticas do passado. Eles buscavam criar uma arte que fosse nova e original.
  • Experimentação: os modernistas experimentaram novas formas de expressão artística, como a fragmentação da narrativa, a justaposição de elementos díspares e o uso de metáforas e símbolos.
  • Reflexão: os modernistas buscavam criar uma arte que fosse reflexiva e crítica. Eles queriam que sua arte fizesse as pessoas pensarem sobre o mundo e sobre si mesmas.

Principais Autores do Modernismo Português

Os principais autores do Modernismo português são:

  • Fernando Pessoa: Pessoa foi um dos poetas mais importantes do Modernismo português. Ele criou uma vasta obra poética, que inclui os heterônimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
  • José de Almada Negreiros: Almada Negreiros foi um poeta, pintor e dramaturgo modernista. Ele é conhecido por sua obra experimental e inovadora.
  • Mário de Sá-Carneiro: Sá-Carneiro foi um poeta e contista modernista. Ele é conhecido por sua obra introspectiva e pessimista.
  • Florbela Espanca: Florbela Espanca foi uma poetisa modernista. Ela é conhecida por sua obra lírica e amorosa.

O Modernismo na Literatura Portuguesa

O Modernismo teve um impacto profundo na literatura portuguesa. Os modernistas romperam com os padrões estéticos e temáticos do passado e propuseram uma nova forma de fazer literatura.

A literatura modernista portuguesa é caracterizada por sua experimentação, reflexão e crítica. Os modernistas buscavam criar uma literatura que fosse livre, original e pensante.

Conclusão

O Modernismo foi um movimento artístico e literário que revolucionou a arte e a literatura do século XX. Em Portugal, o Modernismo chegou por volta de 1915 e durou até meados da década de 1930.

O Modernismo rompeu com o passado e propôs uma nova forma de fazer arte e literatura. Os modernistas buscavam criar uma arte que fosse mais livre, experimental e reflexiva.

A literatura modernista portuguesa é caracterizada por sua experimentação, reflexão e crítica. Os modernistas buscavam criar uma literatura que fosse livre, original e pensante.

O Modernismo foi um movimento importante que deixou um legado duradouro na literatura portuguesa.

Você pode buscar seu livro direto na Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços